Modelo adotado é o primeiro na região Sudoeste e vai ser utilizado em três trechos de ruas
Redação com assessoria
Ao autorizar nessa segunda-feira (25), a pavimentação em concreto do tipo whitetopping no bairro São Cristóvão, Vitorino, ficou conhecido como o primeiro município do Sudoeste ao aderir a esta técnica em perímetro urbano.
Na ordem de serviço assinada, foi autorizado a pavimentação de 292 m², contemplando as ruas Sabino Rosa, José Rodrigues e Olandino Mafioletti, até as esquinas com a rua Coronel Domingos Soares. O custo aproximado de R$ 400 mil oriundos dos cofres do Município.
Marciano Vottri, prefeito de Vitorino, afirmou que a pavimentação em concreto será mais barata que o asfalto comumente utilizado. “O projeto é inovador e necessário. Estamos investindo quase R$ 400 mil em recursos próprios, isso é fruto de gestão e de economia. Temos que usar isso de forma responsável. E nós temos que fazer esse dinheiro voltar para a frente das casas de cada cidadão” disse.
Para montar o projeto, segundo o prefeito, “foi necessário buscar experiência e o aval de quem conhece do assunto, como a Sociedade Brasileira de Cimento e contamos com a equipe capacitada de engenheiros da Prefeitura, que nos dá segurança de que esse projeto vai sair do papel”.
Franciele Zatta, moradora do bairro São Cristóvão, que trabalha com veículos pesados. “Toda vez que chovia tínhamos que ligar para Prefeitura puxar os caminhões para poder sair. Com a pavimentação haverá a valorização dos imóveis e bem-estar dos usuários”, conta.
José Kresteniuk, diretor geral da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) a obra é inovadora e servirá de referência para outros municípios. “Nós acreditamos que Vitorino está dando um passo importante, para uma nova tecnologia que está sendo implementada no Paraná. Nós sabemos que o asfalto é uma obra caríssima, e está aparecendo uma alternativa mais barata e de durabilidade maior. Isso é um orgulho para o Sudoeste, para a Amsop que trabalha junto, e esperamos que isso se multiplique nos outros municípios” afirmou o diretor.
O secretário de Comércio, Indústria e Obras Públicas Valdecir Speranza enalteceu a experiência dada pelos órgãos parceiros e frisou a inovação que esta obra representa.