Redação com assessoria
Nessa quinta-feira (19), Vitorino confirmou a assinatura de um novo contrato para o serviço de coleta de resíduos sólidos e recicláveis no município. O trabalho da nova contratada iniciou no dia 9, e segundo o Executivo integra um plano de ampliação do serviço.
O prefeito Marciano Vottri afirma que o novo contrato vai permitir estender o atendimento à população, na coleta seletiva dos resíduos. “A mudança teve a finalidade por ampliar a coleta para todos os dias da semana. Ela também implica em um investimento ainda maior, ou seja, o município vai gastar mais para ampliar o serviço”, explica.
A contratação da nova prestadora de serviço foi feita mediante pregão eletrônico nº 90/2022, e tem a duração de 12 meses, englobando coleta seletiva, transporte e destinação final dos resíduos sólidos orgânicos e recicláveis gerados pelo município.
O valor empenhado pelo Município é de R$ 1.030,512,00.
Segundo o Plano Básico de Resíduos Sólidos de Vitorino, atualizado em dezembro de 2022 para a realização da nova contratação, em 2021 o Município gerou 96 toneladas por mês de resíduos sólidos convencionais e 16 toneladas por mês de recicláveis. No total, são 112 toneladas por mês de resíduos, onde esse número deve aumentar, após a atualização populacional, segundo dados preliminares do Censo 2022.
Por isso, uma das novidades propostas pelo Plano e que estão sendo organizadas pela empresa prestadora, é justamente o fato da coleta ser realizada todos os dias da semana.
Segundo o Plano, “levando em consideração o aumento populacional, torna-se necessário serem realizadas coletas três vezes por semana em toda a área do município atendida, para o resíduo convencional (orgânicos e rejeitos), sendo nas segundas, quartas e sextas feiras e para a coleta seletiva (recicláveis) nas segundas e sextas-feiras, considerando os dias de acúmulo, sendo que no final de semana os acúmulos de resíduos são maiores”.
Vottri pondera que na primeira semana do serviço foram registradas algumas instabilidades, porém, a expectativa é de que o serviço passe a ter uma normalidade no decorrer dos próximos dias.
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