Redação com assessoria
Desde 2021 o trevo da madeireira — acesso oeste do município de Vitorino —, na PRC-158 já registrou três acidentes fatais e outros inúmeros com feridos. Ainda no início deste ano, após vários ofícios e pedidos perante o Governo do Estado, foram instaladas na via Linhas de Estímulo de Redução a Velocidade (LRV).
Já na terça-feira (26), o prefeito de Vitorino Marciano Vottri ao cumprir agenda em Curitiba, assinou o convênio com o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Paraná (DER-PR), onde o Município foi liberando para instalação e manutenção de um medidor de velocidade no trecho referido.
O investimento de R$ 372 mil, serão de recursos próprios do Município, e o convênio passa a ter validade de 5 anos e objetivo segundo o DER-PR, de zerar os acidentes.
A autorização dada ao Município é baseada em legislação estadual, uma vez que o Estado não pode instalar este tipo de aparelho em suas próprias vias. Para Vottri, o projeto é “criar um ambiente de controle da velocidade. Neste sentido o medidor irá fazer com que os motoristas diminuam a velocidade, naturalmente evitando acidentes”.
Com a autorização, cabe ao Município a aquisição e instalação do equipamento. Ainda a revitalização da sinalização de trânsito no local.
O convênio é tido pelo Executivo uma conquista perante os muitos pedidos já feitos, em virtude dos acidentes registrados no local. “É uma luta histórica, uma energia dedicada de muitos anos, e agora começamos a colher os resultados positivos no sentido de preservar vidas”, finaliza Vottri.