Luiz Felipe Panozzo
Fruto de uma reunião que ocorreu na última sexta-feira (2), na Prefeitura de Vitorino, onde estiveram presentes representantes da segurança pública do lado paranaense e do lado catarinense, nessa quinta-feira (8) um acordo foi assinado para cooperação entre municípios de Vitorino e São Lourenço do Oeste (SC) para compartilhamento de informações e uso de equipamentos de videomonitoramento.
O objetivo é que através da gestão compartilhada, as instituições de segurança, como Polícia Civil e Militar do Paraná e Santa Catarina, situadas em Vitorino e São Lourenço do Oeste, respectivamente, possam trabalhar integradas, tanto no tático quanto no operacional.
O sistema que será utilizado segundo o vice-prefeito de São Lourenço do Oeste, Agustinho Menegatti, está dentro do plano de governo, o cercamento eletrônico que está sendo trabalhado há dois anos. “A parceria com Vitorino diz respeito a fronteira entre os municípios, mas certamente quando se fala em melhorias em segurança, quem ganha são as pessoas”, afirma Menegatti, falando em receptividade do município paranaense também em outras demandas de interesse da população das duas localidades.
No acordo estão previstas ainda, a instalação de duas câmeras IP de vídeo monitoramento e duas câmeras IP de leitura de placas, com toda a estrutura lógica necessária. Os policiais de ambos os municípios terão acesso às câmeras em tempo real, além de receberem alertas que elas possam gerar.
O lado paranaense espera com a ação, dar o primeiro passo em direção às ações de segurança pública também no espaço que compreende exatamente a linha que separa os estados, onde o município possuí o bairro Araucária Park, com mais de 3 mil moradores.
Para o prefeito de Vitorino, Marciano Vottri, a assinatura torna os municípios ainda mais solidários. Segundo o vitorinense, a prerrogativa com relação as causas de São Lourenço do Oeste sempre foram de trabalho integrado.
O acordo na sua visão, possibilita um trabalho mais efetivo das forças públicas de segurança, quer seja a municipal ou estadual. Ao mesmo tempo, viabiliza um projeto de segurança pública no lado de cá da fronteira. “É o primeiro passo de um projeto integrado de segurança púbica, por videomonitoramento, dentro do Araucária Park. Então nasce desse projeto também, a possibilidade de criar um sistema específico que vamos instituir para o próximo ano, de monitoramento interno dentro do bairro, considerando a descentralização, para facilitar as questões de segurança pública e os atendimentos por parte da PM”, conclui Vottri.
Contorno Leste
Essa não é a primeira vez que os municípios trabalham em cooperação. Os recursos e viabilizações do Contorno Leste que fará ligação entre as rodovias SC- 480 até a PR-158 também foram conquistados através de negociações mútuas entre Vitorino e São Lourenço do Oeste.
Comentários estão fechados.