Vitorino investe R$ 5,2 mi em asfalto no Santo Antônio

O município de Vitorino oficializou, na noite desta quinta-feira (19), a assinatura da Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica que ligará o centro da cidade à sede da Comunidade Santo Antônio. O ato ocorreu no pavilhão da comunidade e marca o início de uma obra que contempla 6.258 metros de extensão, com investimento total de R$ 5.283.213,03.

Os recursos foram buscados pelo prefeito Marciano Vottri diretamente junto à Secretaria de Estado das Cidades (Secid). Conforme informado durante o evento, as obras já começaram, com serviços de abertura e limpeza de bordo, enquanto a aplicação da base asfáltica está prevista para as próximas semanas.

Ordem de Serviço garante 6.258 metros de pavimentação

De acordo com o prefeito Marciano Vottri, que nasceu e foi criado na Comunidade Santo Antônio, o anúncio representa a concretização de um compromisso pessoal e administrativo. Ele relembrou as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos para acessar a cidade, especialmente em períodos de condições adversas das estradas.

“Nós sabemos que nem sempre aqui tivemos uma estrada boa para chegar à escola, à cidade. Sempre quando estava no caminho para busca de recursos na capital, lembrava de que tinha que cumprir com o meu compromisso de trazer o asfalto para a minha comunidade Santo Antônio. Muito mais do que assinar um papel, nós viemos aqui honrar as nossas raízes e a nossa história. E entregar um pouco de tudo que essa comunidade me deu. Eu carrego muitas lembranças da minha vida aqui, e estou muito feliz de fazer esse anúncio hoje. É muito mais do que tinta no papel, é compromisso sendo cumprido em honrar a nossa história”, afirmou Marciano.

Moradores e lideranças destacam impacto da obra

A moradora da comunidade e ex-vereadora na gestão 2021-2024, Gilse Mafioletti, destacou a importância do investimento. “Como moradora da comunidade Santo Antônio, hoje eu me sinto uma pessoa realizada e muito orgulhosa de estar trazendo esse recurso, que o Marciano conseguiu. Nós queríamos ter trazido antes, mas todo o propósito tem o seu tempo. E o tempo chegou, e o asfalto chegou para nós também. É uma obra que não são todos os municípios que têm esse benefício, porque agora estamos colhendo os resultados de trabalharmos na sinceridade e na honestidade”, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Valcir dos Santos, também ressaltou a trajetória da comunidade. “Eu como ‘santoantoniense’, me criei aqui, e aqui trilhei essa estrada. Aqui nós andamos nessa estrada quando ela era de terra. Nós andamos em cima do cascalho, em cima do calçamento, e agora em cima do asfalto. Prefeito, eu como cidadão desta comunidade, agradeço a você pelo esforço que você fez”, declarou.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Indústria e Comércio, Ricardo Bertoncello, a obra amplia perspectivas para o futuro da localidade. “Essa obra além de realizar o sonho de muitos aqui, ela abre a possibilidade de sonharmos um pouco mais com o futuro. Essa é a importância da engenharia com a política juntos, que é capaz de realizar os sonhos e abrir a porta para que novos sonhos aconteçam”.

Mutirão de vacinação antirrábica em Dois Vizinhos

Equipes já iniciaram preparação do terreno

Representando os moradores beneficiados, o presidente da Comunidade Santo Antônio, Paulo Moras, agradeceu o investimento da administração pública. “Um dia que um grande documento foi assinado, para o asfalto aqui em nossa comunidade. É muito bonito ver toda a comunidade presente aqui, demonstrando a força da nossa união. Nós agradecemos à Prefeitura por trazer esse investimento aqui para a nossa comunidade”.

As equipes de trabalhos rodoviários da Secretaria de Agricultura já iniciaram a preparação do terreno para a pavimentação, seguindo medidas e especificações técnicas. Segundo o secretário de Meio Ambiente e representante da Secretaria de Agricultura no evento, Marcio Tibes, as máquinas estão dando suporte às frentes de trabalho. “Nossas máquinas estão dando o apoio e fazendo o que precisa. O mais difícil o nosso prefeito já fez, e agora, tanto a secretaria de Agricultura quanto a Engenharia, vamos assumir essa obra e tocar ela em frente”, afirmou.

O vice-prefeito Edemilson Mussato também destacou a relevância histórica do momento e relembrou as dificuldades enfrentadas em dias chuvosos para acessar o centro urbano. “Em dias como hoje, antigamente muitos não conseguiam chegar à cidade por conta da condição das estradas. Mas hoje é um dia de gratidão pelo esforço em conseguir o recurso que é muito importante para essa comunidade”, explicou.

Participaram do evento membros da comunidade Santo Antônio, secretários municipais, servidores públicos e a representante da empresa responsável pela execução da obra, Anália Gervasio Garroso. Ao final, o prefeito solicitou compreensão da população quanto aos possíveis transtornos durante a execução. “Para ter uma obra de qualidade, vai depender da cooperação e da parceria de todos, por isso eu peço a paciência e parceria, pois momentaneamente nós precisamos renunciar a um pedacinho do que é nosso, para entregar algo que é para todos. Que nesse momento, vai ter um pouco de transtorno, mas que ele é para que tenhamos um benefício permanente”.