A excelência da vigilância em saúde de Vitorino, foi destaque na 17ª Expoepi (Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças), que aconteceu em Brasília – DF, entre os dias 7 e 10 de novembro.
Na ocasião, Vitorino recebeu certificado de honra ao mérito Vitorino no Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS). O município cumpriu os objetivos de qualidade no controle de endemias, por exemplo, com relação a 2022, os casos de dengue baixaram em 90%.
Ao todo foram entregues certificados para 71 municípios do Brasil, e apenas para 21 do Paraná, entre eles, Vitorino.
Segundo o gerente da Vigilância Sanitária, Lucas Zamboni, que recebeu o prêmio em Brasília representando o município de Vitorino, “a conquista se deve pela excelência no trabalho realizada pelas equipes de endemias e epidemiologia, e do serviço de saúde como um todo. Nunca tivemos uma premiação para a saúde de Vitorino, portanto, isso também é mérito de outros gestores”.
Além da honra ao mérito recebida na 17ª Expoepi em Brasília, Vitorino também foi agraciado com troféu de destaque na campanha de combate à dengue realizada pelo Sesc-PR.
Tudo começa, conforme explica Zamboni, “nos servidores da epidemiologia, das vacinas, da dengue, e ao cidadão que mantém a vigília em casa com a prevenção, por exemplo, eliminando os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue”, finalizou.
Comentários estão fechados.