Em respeito constitucional ao que diz a Lei nº 2.059, de 07 de novembro de 2023, o Prefeito Marciano Vottri suspendeu a queima de fogos de artifício com estampido (artifício sonoro), nos atos da administração pública, incluindo a abertura do Natal deste 2023 e demais festividades.
Na última edição do Natal de Vitorino, em 2022, os fogos foram utilizados quando, junto do Papai Noel, o prefeito Marciano Vottri descerrou a faixa inaugural da decoração temática. Porém, após a determinação da lei de criação do legislativo municipal de Vitorino, Marciano suspendeu a utilização deste material na abertura do Natal de 2023.
A nova Lei Municipal, proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício sonoro, como fogos de vista com estampido, foguetes, baterias, morteiros com tubos de ferro e rojões. Quem for pego utilizando destes materiais, pagará multa e terá o material apreendido.
Ainda de acordo com a Lei Nº 2059/23, “excetuam-se da regra […] os fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido […] fogos de vista, balões pirotécnicos, foguetes de apito ou lágrimas sem bomba, postsáfeu, morteirinhos de jardim, serpentes voadoras”.
“Acolhendo e respeitando a deliberação da lei sancionada, nossa decisão não poderia ser diferente. Embora ser um ato festivo tradicional e histórico, e boa parte da população entender como alusivo às comemorações, nos sensibilizamos com a causa que é conhecida e justa”, finalizou o prefeito Marciano Vottri.
Comentários estão fechados.