É simplesmente um dos principais cartões postais do Paraná e um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Além da beleza dos jardins, a estufa é uma atração à parte, e desde 1991, este encantador lugar atrai turistas de todos os cantos do país e do mundo.
Mas afinal de contas, o que Pato Branco tem a ver com essa história?
Ao lado de outras empresas, a Sartori Pré-Moldados e Estruturas Metálicas foi a responsável pela execução da estufa principal deste projeto.
Um trabalho que exigiu muita organização e competência da equipe. Depois das ideias, era hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no metal.
Na época, foi preciso desenvolver uma calandra reforçada, feita com uma caixa de redução de caminhão. Tudo isso para conseguir fabricar as curvas dos tubos, já que eles tinham uma espessura muito grossa.
Devido à distância, a Sartori fabricou as peças em tamanhos menores, além disso, elas passavam por mais um tratamento de galvanização já na cidade de Curitiba.
Para dar forma à estufa, durante a montagem foi necessário emendar as partes fabricadas. Cada peça era elevada manualmente com auxílio de andaimes, pois não havia caminhão guindaste disponível.
Os colaboradores da época permaneceram acampados, por 128 dias, em um terreno ao lado da construção. Tempo necessário para que a estufa principal fosse finalizada.
Em recente viagem à capital, Ibanez Sartori, sócio fundador, pode “voltar” um pouco ao passado. Ao lado dos filhos, relembrou as dificuldades e desafios dessa obra única.
Impossível não imaginar como seria executá-la hoje, em 2022, com tanta tecnologia! Mas sabemos que tudo acontece no tempo certo.
A Sartori é grata e se orgulha por ter feito parte dessa construção histórica, que abriga hoje um dos pontos turísticos mais lindos e visitados do Brasil. Uma conquista que é de todos nós.
Por Cristiane Sabadin Tomasi
SARTORI Pré-Moldados e Estruturas Metálicas
46 3224.2662
atendimento@sartoripremoldados.com.br
www.sartoripremoldados.com.br