Volkswagen lança SUV Tera com preço inicial de R$ 99.990

A Volkswagen oficializou nesta quarta-feira (28) o lançamento do Tera, novo SUV compacto produzido em Taubaté (SP). O modelo chega às concessionárias de todo o Brasil no dia 5 de junho com preço promocional de R$ 99.990 para a versão de entrada MPI com câmbio manual — valor válido para as primeiras 999 unidades, antes de subir para R$ 103.990.

Preços e versões

O Tera será oferecido em seis versões:

  • MPI Manual – R$ 99.990 (lançamento) / R$ 103.990 (regular)
  • 1.0 TSI Automático – R$ 116.990
  • Comfort TSI / Comfort – R$ 126.990
  • High – R$ 139.990
  • High Outfit The Edition – R$ 142.290 (versão com visual exclusivo)

Com preços agressivos, o Tera entra no mercado abaixo dos principais concorrentes, como Fiat Pulse (R$ 116.990), Renault Kardian (R$ 106.990), Citroën Aircross (R$ 111.990) e Nissan Kicks Play (R$ 117.990).

Motorização

O novo SUV oferece dois tipos de motorização:

  • 1.0 MPI (aspirado) – até 77 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual de 5 marchas
    • 0 a 100 km/h em 13,8 s | Velocidade máxima de 162 km/h
  • 1.0 170 TSI (turbo) – até 116 cv e 16,8 kgfm com câmbio automático de 6 marchas
    • 0 a 100 km/h em 11,7 s | Velocidade máxima de 184 km/h

Dimensões e capacidade

  • Comprimento: 4,14 m
  • Largura: 1,77 m
  • Altura: 1,47 m
  • Entre-eixos: 2,56 m
  • Porta-malas: 350 litros
  • Tanque de combustível: 49 litros
  • Peso: 1.078 kg

Equipamentos e segurança

Desde a versão básica, o Tera oferece:

  • 6 airbags
  • Controle de estabilidade e tração
  • Assistente de partida em rampa
  • Sistema de detecção de fadiga
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Portas USB dianteiras
  • Painel digital

As versões Comfort e High trazem ainda:

  • Piloto automático
  • Chave presencial e partida por botão (Kessy)
  • Volante multifuncional premium
  • Carregador por indução
  • Painel digital de 10,25”
  • Climatronic Touch
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Recursos ADAS como assistente de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego (na High)

Todas as configurações contam com faróis e lanternas de LED, incluindo efeito “click-clack”, inspirado no Tiguan.

Otto: IA brasileira no volante

Um dos grandes diferenciais do Tera é o Otto, primeira inteligência artificial automotiva desenvolvida no Brasil. Integrado ao app “Meu VW 2.0”, o sistema responde por comando de voz com a frase “Fala, Otto” e pode se conectar a Waze, Google Maps e Apple Mapas. Estará disponível no segundo semestre para versões Comfort e High (de série) e opcional na TSI MT com pacote de conectividade.

Tera 3DExperience

A VW também lança o Tera 3DExperience, plataforma digital que permite visualizar e configurar o SUV em smartphones ou laptops, oferecendo uma experiência imersiva antes da compra.

Estilo e personalidade

O Tera será oferecido em cores sólidas como Preto Ninja e Branco Cristal, além das metálicas Cinza Platinum, Vermelho Hypernova, Prata Lunar e a inédita Azul Ártico — sendo Azul e Preto sem custo adicional. Um toque especial são os “easter eggs” escondidos no vidro traseiro, com ícones do Fusca, Gol e Tera estilizado, celebrando a história da marca no Brasil.

tera

Exportação e projeção internacional

O modelo será exportado para 20 países da América Latina, fortalecendo a presença da marca na região com um veículo que alia tecnologia nacional, preço competitivo e design global.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.