Semana no Paraná terá chuva irregular e gangorra térmica

Após um fim de semana de trégua nas tempestades com alto volume de chuva, o Paraná inicia a semana com previsão de novas pancadas de chuva irregulares e grande variação nas temperaturas.

De acordo com o Simepar, o amanhecer desta segunda-feira (05) foi marcado por temperaturas historicamente baixas em diversas regiões do Interior, enquanto as máximas voltam a subir ao longo das tardes.

O comportamento das temperaturas também chama atenção na região Leste do estado. As máximas começam a semana em patamares mais amenos e devem se aproximar dos 30 °C até o final da semana, configurando uma verdadeira gangorra térmica.

Chuva intensa marcou o fim da semana passada

Assim como ocorreu em vários dias da semana anterior, a sexta-feira (02) foi marcada por grandes volumes de chuva em diferentes cidades paranaenses. Umuarama registrou 78,8 mm, Cidade Gaúcha chegou a 60 mm, enquanto Altônia, Loanda, Londrina, Diamante do Norte e Guaraqueçaba acumularam entre 35 mm e 40 mm de precipitação.

O cenário mudou entre sábado e domingo (04), quando os acumulados de chuva nas estações meteorológicas do estado não ultrapassaram os 14 mm, trazendo um período de maior estabilidade temporária.

Segunda-feira começou com frio histórico no Interior

Nesta segunda-feira (05), o dia amanheceu com grande cobertura de nuvens desde o Litoral até o Centro-Sul e os Campos Gerais. Entre a Serra do Mar e as praias, há registro de chuvas fracas e isoladas, de caráter passageiro, que devem persistir ao longo do dia em pontos da faixa Leste. Em Curitiba e Guaratuba, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 21 °C.

No Interior, o frio chamou ainda mais atenção. Esta segunda-feira teve as menores temperaturas já registradas pelo Simepar para o mês de janeiro em cidades como Altônia (15,7 °C), Capanema (11,3 °C), Cascavel (11,9 °C), Cruzeiro do Iguaçu (13,3 °C), Foz do Iguaçu (12,3 °C), Distrito de Horizonte, em Palmas (8,4 °C), Pato Branco (11,6 °C), Candói (14,3 °C) e Umuarama (14,8 °C). Também houve recordes de frio para janeiro nas estações do Inmet em Clevelândia (9,3 °C) e General Carneiro (5,6 °C).

Segundo o meteorologista Leonardo Furlan, do Simepar, esse cenário é resultado do avanço de uma massa de ar mais frio e um pouco mais seco, que chegou na retaguarda de uma frente fria deslocada pelo oceano ao longo do fim de semana. O sistema trouxe alívio térmico em relação aos dias anteriores e favoreceu o predomínio de tempo mais estável no Interior.

Previsão indica retorno gradual do calor e das pancadas

Apesar do amanhecer com temperaturas baixas, a previsão indica elevação gradual das temperaturas ao longo do dia, com variação de nuvens e possibilidade de pancadas de chuva irregulares durante a tarde, especialmente nas regiões Oeste e Norte do Paraná.

Na terça-feira (06), o cenário se mantém semelhante. A faixa Leste segue com maior nebulosidade e chuvas isoladas, enquanto no Interior o sol aparece entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas. Durante a tarde, são esperadas chuvas pontualmente intensas na região Leste, inclusive com trovoadas. No Interior, a chance de pancadas isoladas aumenta, principalmente no Norte do estado, com risco de temporais no final do dia.

Na quarta-feira (07), o sol ganha força em boa parte do Paraná. Ainda assim, há previsão de pancadas de chuva e temporais localizados na metade Sul, Oeste e Centro-Sul, com possibilidade de rajadas de vento mais intensas em alguns pontos. As temperaturas sobem e podem atingir 30 °C em várias cidades do Interior, ultrapassando esse patamar no Noroeste. Na faixa Leste, as máximas ficam entre 25 °C e 27 °C.

Frio fora de época derruba temperaturas no Paraná

Instabilidade aumenta entre quinta e sexta-feira

Entre quinta (08) e sexta-feira (09), a formação de um sistema de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai deve aumentar a instabilidade de forma mais generalizada no Paraná. As pancadas de chuva e temporais localizados tendem a ocorrer em todas as regiões, especialmente durante a tarde, período de maior aquecimento.

Na quinta-feira, as temperaturas ficam próximas dos 30 °C em todo o estado. Já na sexta-feira, com a maior presença de chuva, as máximas apresentam leve declínio, ficando em torno de 26 °C na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Norte, e cerca de 28 °C no Litoral. A região Oeste segue mais quente na sexta-feira, com queda mais significativa das temperaturas prevista para o sábado, informa o Simepar.