Fórum Técnico da Cultura da Soja reuniu mais de 200 participantes em Pato Branco

Assessoria

A realização do Fórum Técnico da Cultura da Soja, nos dias 4 e 5 de maio, em Pato Branco, foi um sucesso. O evento, que ocorreu na Sociedade Rural, no Parque de Exposições, contou com a participação de grandes palestrantes, mestres e doutores, bem como a presença maciça de produtores rurais, profissionais da área e estudantes da região.

Com a participação do presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Clodomir Ascari, presidente da Sociedade Rural de Pato Branco, Eucir Brocco, prefeito de Vitorino, Marciano Voltri, do coordenador do curso de Agronomia da UTFPR, Lisiane Fernandes Soares, do coordenador do curso de Agronomia do UniMater, Vicente Michaliszyn, do diretor da Mútua, Herlon Luna, e do presidente do Sindicato Rural de Pato Branco, Oradi Caldato, o Fórum contou com mais de 240 participantes entre técnicos, profissionais, estudantes, empresários, entre outros.

“Tivemos um evento que alcançou o seu pleno sucesso, com a participação de 10 palestrantes que trouxeram as principais novidades sobre os temas aqui abordados, especialmente dentro das universidades e instituições de pesquisa”, explicou o coordenador do Fórum e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEPB), o Engenheiro Agrônomo Edson Roberto Silveira. “Alcançamos ainda um grande sucesso sendo transmitido pelo canal do Youtube da Agronomia Paraná, e ficará na plataforma disponível para quem desejar assistir. Agradeço de forma especial o sistema profissional CONFEA/CREA e a Mútua-PR pelo patrocínio e pelos estandes”, reforçou.

O presidente da FEAPR e o engenheiro agrônomo, Clodomir Ascari, parabenizou a todos pelo evento. “Quero agradecer a todos que participaram e contribuíram para a realização do Fórum. Um evento brilhante, realizado pela AEAPB, que trouxe informações relevantes para os entusiastas da soja, uma cultura que representa uma importante parcela da nossa produção no sudoeste do Paraná”, disse.

Palestras

A abertura do evento, no dia 4 pela manhã, foi marcada pela palestra ministrada pela engenheira agrônoma, Dra. Tangriani Simioni Assmann, que falou sobre Adubação de Sistemas para a Cultura da Soja. Em seguida, o engenheiro agrônomo, Dr. Henrique Debiasi, palestrou sobre Perspectivas da Soja para a Safra 2022/20223. A tarde, tiveram palestras com o tema Desempenho Produtivo da Soja em Relação ao Manejo do Solo, com o engenheiro agrônomo Dr. Ronaldo Hojo.

Na sequência, teve a palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Guilherme Munaretto sobre Cases de Sucesso na Nutrição da Soja, e Manejo da Soja para Altos Rendimentos, com o engenheiro agrônomo M. Sc. Eduardo Tagliapietra. Na quinta (5), aconteceram as palestras no período da manhã: Uso de Bioinusmos na Cultura da Soja, com o engenheiro agrônomo Marcelo Kuczer; Manejo e Controle e Controle de Plantas Daninhas na Cultura da Soja, com o engenheiro agrônomo Willian Larini.

Na sequência, o engenheiro agrônomo Dr. Orcial Bortolotto falou sobre Manejo e Controle de Pragas da Soja. No período da tarde de quinta-feira, o Fórum promoveu as palestras Aspectos Fundamentais para o Manejo Eficiente da Nutrição da Soja, com o engenheiro agrônomo Dr. Felipe Selau, e Uso de Drones na Cultura da Soja, com o engenheiro agrônomo Mateus Gnoatto.

O evento foi promovido também pela Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e do Crea-PR, e apoio da Mútua-Pr e da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab).

você pode gostar também
Deixe uma resposta