Alerta Geada inicia serviço na próxima segunda-feira 05/04

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) iniciam nesta segunda-feira (5) a 31ª edição do Alerta Geada. O serviço será mantido até setembro e tem como objetivo antecipar avisos sobre o risco de geadas que possam prejudicar atividades agropecuárias no estado.

Serviço auxilia cafeicultura e outras cadeias produtivas

Criado originalmente para proteger os cafezais recém-plantados, o Alerta Geada passou a atender diversas atividades do agronegócio paranaense, como avicultura, suinocultura, horticultura e silvicultura. Também beneficia setores como turismo, construção civil, comércio e mercado financeiro, conforme explica a meteorologista Ângela Costa, do IDR-Paraná.

Durante o período de operação, os pesquisadores publicam diariamente boletins com dados meteorológicos atualizados, incluindo o avanço de massas de ar polar no estado.

Recomendações para cafezais

  • Lavouras com 6 a 24 meses: recomenda-se amontoar terra no tronco até o primeiro par de folhas ou ramos, protegendo as gemas vegetativas. A prática deve ser adotada já em maio e mantida até setembro.
  • Mudas com até seis meses de campo: a cobertura com terra ou palha deve ser feita sempre que houver previsão de geada.
  • Viveiros: a proteção ideal é com duas ou três camadas de plástico ou aquecimento artificial. As medidas devem seguir os avisos do Alerta e ser retiradas após o fim do risco.

Outono e inverno com frio típico

Segundo Ângela Costa, a entrada de massas de ar polar tende a se intensificar ao longo de maio, alternando dias frios com períodos mais amenos. A previsão é de ocorrência de veranicos, nevoeiros e geadas, com variação conforme a região. O fenômeno El Niño segue em fase neutra, e os modelos indicam chuvas e temperaturas próximas à média histórica no Paraná.

Previsão com até cinco dias de antecedência

O Simepar realiza o monitoramento contínuo dos fenômenos meteorológicos, utilizando modelos de previsão do tempo para emitir alertas com até cinco dias de antecedência. “A equipe analisa a evolução de massas de ar polar que favorecem a formação de geadas no Paraná”, explica o meteorologista Reinaldo Kneib. Para a semana de início do serviço, não há previsão de geada no estado.

Onde acompanhar os alertas

Os avisos e boletins do Alerta Geada podem ser acompanhados pelos seguintes canais oficiais:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.