O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), venceria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno, caso a eleição fosse realizada hoje. É o que aponta levantamento da Futura Inteligência em parceria com a Apex Partners, divulgado nesta terça-feira (10).
No cenário testado pela pesquisa eleitoral, Ratinho Junior aparece com 45,2% dos votos válidos, contra 42,1% de Lula. O resultado coloca o governador paranaense à frente do atual presidente na simulação de segundo turno.
Governador lidera entre nomes do PSD
De acordo com o levantamento Futura/Apex, Ratinho Junior é o único pré-candidato do PSD a apresentar desempenho positivo nos cenários testados contra Lula. O partido é presidido nacionalmente por Gilberto Kassab.
O governador do Paraná também é apontado por 30,6% dos entrevistados como o melhor nome do PSD para enfrentar Lula na disputa presidencial. O índice é atribuído ao alto nível de aprovação da gestão estadual, que, segundo a pesquisa, está na casa dos 85%.
Outros nomes do PSD avaliados no levantamento não superaram o presidente nos cenários simulados. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, registrou 42,3% das intenções de voto, contra 43,1% de Lula. Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, apresentou 38,5%, frente a 42,7% do presidente.
Verão Maior Paraná bate recorde com 2,56 milhões de pessoas
Potencial da centro-direita em debate
O levantamento também indica que Ratinho Junior está entre os nomes da centro-direita com maior potencial de enfrentar Lula em outubro, à frente de Eduardo Leite e Ronaldo Caiado nos cenários apresentados. O governador paranaense tem ampliado sua agenda nacional e participado de debates sobre temas como segurança pública, saúde e educação.
Segundo a pesquisa, essas áreas são apontadas como destaques da gestão no Paraná, que tem registrado indicadores positivos nos últimos anos. A projeção nacional do governador tem sido associada à visibilidade desses resultados.
Metodologia da pesquisa Futura/Apex
A pesquisa Futura/Apex ouviu 2.000 eleitores com 16 anos ou mais, por meio de entrevistas telefônicas realizadas entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em 769 cidades brasileiras. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada sob o número BR-02276/2026.





