Advento: 4 semanas para receber Jesus!

A Igreja Católica, no dia 27 de novembro de 2022, domingo, inicia o novo Ano Litúrgico – com o Primeiro Domingo do Advento. Advento palavra oriunda do latim = “Adventus” = “vinda”.  Advento é o tempo litúrgico da expectativa do Salvador e símbolo da esperança cristã. Prefacia o Catecismo da Igreja Católica: “Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da Primeira Vinda do Salvador; os fiéis renovam o ardente desejo da sua Segunda Vinda” (524). A Igreja, ao celebrar o Advento unido ao Natal, tem consciência de cumprir ao mesmo tempo a espera do antigo Israel na expectativa messiânica e sua própria espera na consumação da filiação divina comunicada por Cristo em sua vinda histórica e disso São Paulo escreveu: “A humanidade aguarda na expectativa de que se revelem os filhos de Deus” (Rm 8,19).

Continuemos ouvindo o Catecismo. “A vinda do Filho de Deus à terra é um acontecimento de tal imensidão que Deus quis prepara-lo durante séculos. Ritos e sacrifícios, figuras e símbolos da ‘Primeira Aliança’, tudo fez convergir para Cristo; anuncia-o pela boca dos profetas que se sucedem em Israel. Desperta, além disso, no coração dos pagãos a obscura expectativa desta vinda. São João Batista é o precursor imediato do Senhor, enviado para preparar-lhe o caminho. ‘Profeta do Altíssimo’, ele supera todos os profetas, deles é o último, inaugura o Evangelho; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe e encontra alegria em ser ‘amigo do esposo’, que designa como ‘o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo’. Precedendo a Jesus ‘com o espírito e o poder de Elias’, dá-lhe testemunho por sua pregação, seu batismo de conversão e, finalmente, seu martírio” (CIC 522-523).

Atitudes interiores durante o tempo do Advento

As atitudes interiores que nos preparam para esta vinda podem ser assim expressas: manter-se vigilantes na fé, na oração, em uma abertura atenta e disponível para reconhecer os “sinais” da vinda do Senhor em todas as circunstâncias e momentos da vida e até o fim dos tempos; andar no caminho traçado por Deus, sem se extraviar por caminhos tortuosos e incertos: “converter-se” para seguir a Jesus para o Reino do Pai; dar testemunho da alegria que Jesus Salvador nos traz, com a caridade afável e paciente para com os outros, com a abertura para todas as iniciativas do bem, através das quais já se constrói o Reino futuro da alegria sem fim; manter um coração pobre e vazio de si, imitando José, Nossa Senhora, João Batista, os outros “pobres” do evangelho, que, precisamente por isso, souberam reconhecer em Jesus o Filho de Deus que veio salvar homens e mulheres de todos os tempos e, por fim, evitemos muitos “penduricalhos superficiais, coloridos e reluzentes ” em nossas casas, ambientes de trabalho e comunidades.

Importantíssimo para os dias de Advento. Participar da celebração eucarística dominical/diária e da “Novena de Natal 2022”, em família, preparada pelo Regional Sul 2 da CNBB, significa acolher e reconhecer o Senhor, que continuamente vem ficar no meio de nós e segui-lo no caminho que leva ao Pai e aos irmãos e irmãs; a fim de que, com sua vinda gloriosa no fim dos tempos, ele nos introduz juntos no Reino, para fazer-nos “tomar parte na vida eterna” com os bem-aventurados e os santos do céu.

Ficai atentos e preparados!

No 1º Domingo do Advento, 27 de novembro, e início do novo Ano Litúrgico, no Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, ouviremos as orientações máximas do Senhor: “Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mt 24,44). Então, nós que somos discípulos de Jesus, atentos ao momento presente, somos convidados a fomentar nestas 4 semanas, a espiritualidade pela oração e pela prática do bem e da caridade, tornando-se sensíveis e vigilantes diante do Senhor que vem.

Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

você pode gostar também

Comentários estão fechados.