ALAP

21 ANOS SEMEANDO ARTE E CULTURA

A ALAP é atualmente uma realidade graças à dedicação, ao empenho e aos esforços de um grupo de idealistas preocupados em resgatar e cultivar a história, a arte e a cultura de Pato Branco e da região Sudoeste do Paraná. Tudo começou em dezembro de 2000, quando vários escritores, poetas e artistas reuniram-se com o propósito de fundar uma Academia de Letras e Artes em Pato Branco.

Após encontros memoráveis e motivadores, uma Diretoria provisória foi constituída em 25 de janeiro de 2001, com Valéria Borges da Silveira como Presidente, e esses idealistas pela arte e pela cultura organizaram e instituíram, então, a Academia de Letras e Artes de Pato Branco, a qual foi fundada oficialmente no dia 21 de junho de 2001, e neste ano de 2022 a ALAP completa 21 anos de fundação.

Nesses 21 anos, a ALAP promoveu, divulgou e apoiou ações voltadas para o desenvolvimento da literatura e das artes, e pretende continuar cultivando a arte em todas as suas manifestações, demonstrando em suas obras, através de seus membros, os mais sólidos vínculos de afetividade com o município, sua história, sua tradição, seu povo e, por sua vez, com a cultura nacional.

Atualmente a ALAP tem a sua sede na Sala Professor Sittilo Voltolini, na Biblioteca Municipal Naura Rigon, e busca ampliar os próprios conhecimentos em torno de assuntos artísticos e culturais, muitas vezes aproveitando o próprio potencial dos acadêmicos, os quais participam de eventos, apresentando palestras, cursos, oficinas, entre outras atividades de interesse da Comunidade local.

Fazem parte da atual Diretoria da ALAP: Jurema Edy Pereira (Presidente); Rubens Camargo (Vice-Presidente); Neri Bocchese (Secretária): Cleci Dartora (Tesoureira): Luciane Mazutti (Diretor de Patrimônio).

E para comemorar esta data festiva, agradecemos à Prefeitura, ao Município de Pato Branco e aos munícipes pelo reconhecimento, pela acolhida e pela partilha de nossa arte, de nossa cultura e de nossa história. Agradecemos também ao Diário do Sudoeste por publicar semanalmente os nossos registros neste tão conceituado jornal que muito contribui para construir e registrar a história de nosso município.

Parabéns à ALAP! Parabéns aos seus membros! Parabéns à arte, à história e à cultura de Pato Branco!

você pode gostar também
Deixe uma resposta