As sete pistas do Papa Francisco para viver o Advento

Ao longo destes quase dez anos de pontificado, o Papa Francisco aprofundou várias vezes o tema do Advento, período de preparação da Igreja Católica para celebrar o Natal. Com estas frases, o Papa nos oferece indicações, pistas, sugestões, reflexões para preparar os corações a receber o nascimento de Jesus. Aqui, oferecemos uma pequena amostra deles.

  1. Uma oração do Advento

“Vem, Senhor Jesus, precisamos de ti. Venha até nós. Tu és a luz: desperta-nos do sonho da mediocridade, desperta-nos da escuridão da indiferença. Vinde, Senhor Jesus, tornai vigilantes os nossos corações, agora distraídos: fazei-nos sentir o desejo de rezar e a necessidade de amar”.

  • Um compromisso concreto

“Façamos um compromisso concreto, mesmo que pequeno, que se ajuste à nossa situação de vida, e vamos cumpri-lo para nos prepararmos para este Natal. Por exemplo: posso ligar para aquela pessoa que está sozinha, visitar aquele idoso ou doente, fazer alguma coisa para servir os pobres, os necessitados. Talvez eu tenha negligenciado a oração e depois de muito tempo seja hora de me aproximar do perdão do Senhor. Vamos encontrar uma coisa específica e fazê-lo! Que a Virgem, em cujo seio Deus se fez carne, nos ajude”.

  • Jaculatória do Advento

“No Advento, habituemo-nos a dizer: ‘Vem, Senhor Jesus’. Apenas isso: ‘Vem, Senhor Jesus’. Este tempo de preparação para o Natal é lindo; pensemos no presépio, pensemos no Natal e digamos com o coração: ‘Vem, Senhor Jesus’”.

  • Hora da Esperança

“O tempo do Advento nos dá esperança, uma esperança que não desilude. O Senhor nunca falha”.

  • Prepare o Caminho do Senhor

“Que a Virgem Maria nos ajude a preparar dia a dia o caminho do Senhor, começando por nós mesmos, e a semear ao nosso redor, com tenacidade e paciência, sementes de paz, justiça e fraternidade”.

  • Fique ligado

“A pessoa atenta é aquela que, no barulho do mundo, não se deixa levar pela distração ou pela superficialidade, mas vive plena e conscientemente, com uma preocupação dirigida antes de tudo aos outros. Com esta atitude somos conscientes das lágrimas e das necessidades do próximo, e podemos compreender também as capacidades e qualidades humanas e espirituais”.

  • Deixemo-nos surpreender

“Neste tempo do Advento somos chamados a alargar o horizonte do nosso coração, a deixar-nos surpreender pela vida que se apresenta todos os dias com as suas novidades”.

4ª Semana do Advento: acompanhados por Maria e José

Dentro de poucos dias, celebraremos o Santo Natal, que já está às portas, nele celebraremos o mistério do grande amor do Pai pela humanidade, ao enviar seu próprio Filho ao mundo. A encarnação de Jesus é fruto da ação do Espírito Santo, da colaboração de Maria, que concebe, pelo sopro divino e da disponibilidade de José, que se põe inteiramente a serviço do plano salvífico de Deus.

Conta-nos Mateus, que tudo isso acontecerá para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco” (cf. Mt 1,18-24). O relato mostra com toda a clareza que a maternidade de Maria não é obra de José, mas do Espírito Santo. A José cabe impor o nome: “E tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo…” (v. 21).

Dom Edgar Xavier Ertl – Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão-PR

você pode gostar também

Comentários estão fechados.