Igreja, “pilar da Palavra”

Dom Edgar Xavier Ertl

O Salmo 121, versículos 1-2, inicia com uma exclamação de alegria e desejo de paz quando se refere à “casa do Senhor”. São os peregrinos que chegam à cidade, meta de sua viagem física e espiritual, uma espécie de romaria rumo à “cidade por excelência” e, na “casa do Senhor”, depositam no coração de Deus pedidos: “Que alegria, quando ouvi que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor’. E agora nossos pés já se detém, Jerusalém, em tuas portas”. Quando os peregrinos chegam ao Templo entoam hinos regozijando-se com a experiência em Sião, porque é maravilhoso permanecer na “Casa de Javé” para os exercícios litúrgicos. Afinal, a “casa do Senhor” é o lugar para a louvação e gratidão pelos benefícios recebidos em favor do povo de Israel, como então, não entoar hinos de gratidão e alegria!

Igreja, comunidade dos “convocados”

Ekklesia (grego), Ecclesia (latim), Igreja (português) cujo significado primeiro é “Casa do Senhor”; ou ainda “Assembleia religiosa de Deus ou Assembleia Local” = assembleia de todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo. Nos Evangelhos sinóticos Ekklesia aparece duas vezes somente: Mt 16,18 e 18,17; nos Atos dos apóstolos 32 vezes sempre significando a Igreja Local = Igreja de Jerusalém, Antioquia, Samaria (cf. At 8,1; 9,31; Gl 1,2; 1Ts 1,1). Nos escritos de São Paulo Ekklesia aparece 65 vezes e significa também “Igreja Local” ou “Assembleia dos seguidores de Jesus Cristo” = Cristo é a cabeça da Igreja, que é seu corpo na linguagem paulina (cf. 1Cor 12,14). É a comunidade dos seguidores unida ao seu “fundador”. Igreja, então, é o meio pelo qual a vida de Cristo e de seu Evangelho nos é transmitida, ou seja, assembleia dos que creem no plano universal: a Igreja de Cristo (1Cor 12,12) ou Igreja de Deus (1Cor 10,32). A Igreja é a assembleia dos convocados, dos chamados, dos reunidos pelo Senhor Ressuscitado para estarem com Ele e para serem enviados em missão (cf. Mc 3,13-19).

A Igreja como Família de Deus.A Igreja é a família na qual se ama e se é amado. Diz o Papa Francisco: “Neste grande desígnio encontra a sua raiz a Igreja, que não é uma organização fundada por um acordo com algumas pessoas, mas – como nos lembrou várias vezes o Papa Bento XVI – é obra de Deus, nasceu deste plano de amor que se realiza progressivamente na história”. A Igreja nasce do desejo de Deus de chamar todas as pessoas – homens e mulheres à comunhão com Ele, à sua amizade, e de fato a participar como filhos/as seus da sua mesma vida divina.

“Palavra de Deus” – Pilar das comunidades diocesanas

O XVI Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (2019-2023) contempla duas ações pastorais quanto ao “Pilar da Palavra”. 1. A formação Bíblica, cujo objetivo é resgatar a centralidade e o amor pela Palavra de Deus, proporcionando o encontro pessoal com Jesus Cristo, “Palavra do Pai por excelência”. 2. Os grupos de famílias e/ou grupos de reflexão bíblica, a fim de que a “Igreja Doméstica” seja fortalecida nos pequenos grupos o sentido de pertença, a partilha de vida em fraternidade e a experiência de comunidade eclesial missionária. As ações pastorais para o reencantamento pela Palavra de Deus, a Bíblia, dá-se pelo estudo, reflexão e oração em pequenos grupos, nos grupos de família, nos grupos paroquiais, nas escolas bíblicas. Outrossim, temos insistido que todas as pastorais, movimentos e serviços da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão sejam nutridas pela Palavra do Senhor. A partir da Palavra, como pilar/coluna, as ações sejam planejadas e concretizada. Nenhuma atividade apostólica deve ignorar a Escritura, porque os frutos da ação evangelizadora serão duradouros se estiverem alicerçados na Palavra. Enfim, o fundamento da Igreja é Jesus Cristo. Quem é decisivo na Igreja é Ele. A Igreja é aquela que trabalha em favor do Reino de Deus, mas o fundamento último é o Reino inaugurado por Jesus Cristo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.