MOMENTO ESPÍRITA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO PARANÁ

Só por hoje

Há algum tempo, os Alcoólicos Anônimos distribuíam um folheto para aqueles que buscavam a instituição, com o desejo de vencer a luta contra o álcool.

O folheto trazia uma mensagem intitulada Só por hoje, e pode servir de roteiro para muitos de nós:

Só por hoje, procurarei viver o dia que passa, sem tentar resolver todos os problemas da minha vida inteira.

Por doze horas, apenas, poderei executar qualquer coisa que me encheria de pavor se tivesse de realizá-la pelo resto da minha vida.

Só por hoje, me sentirei feliz. Farei verdadeira aquela frase de Abraham Lincoln: “Muita gente se sente feliz só porque se convence de que o é.”

Só por hoje, procurarei fortalecer minha inteligência. Aprenderei qualquer coisa de útil. Lerei qualquer coisa que exija esforço, pensamento e concentração.

Só por hoje, procurarei me ajustar aos fatos, em vez de tentar ajustar tudo que existe aos meus próprios desejos.

Só por hoje, exercitarei minha alma de três maneiras: fazer um benefício a alguém, sem contá-lo a quem quer que seja.

Farei pelo menos duas coisas que não desejava fazer, só por exercício. E hoje, se alguma coisa me magoar, não revelarei a ninguém.

Só por hoje, procurarei mostrar a melhor aparência possível, vestir-me bem, falar baixo e agir delicadamente. Não farei críticas ou tentarei corrigir, nem dar ordens a ninguém, a não ser a mim mesmo.

Só por hoje, estabelecerei um programa de ação. É possível que eu não o siga à risca, mas tentarei. Vou me livrar de duas pragas: a pressa e a indecisão.

Só por hoje, dedicarei uma meia hora, a mim próprio, para fazer silêncio e repouso. Durante essa meia hora procurarei divisar uma perspectiva mais clara de minha vida.

Só por hoje, não hei de ter medo. Especialmente, não hei de ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao mundo, o mundo me devolverá.

*   *   *

Sem dúvida a mensagem traz diretrizes que podem ajudar a todos os que pretendemos corrigir o passo e não sabemos por onde começar.

Ainda que essas atitudes sejam tomadas apenas por um dia, é um bom começo. E o importante é começar. É dar o primeiro passo.

Se acreditarmos difícil realizar todas as metas estabelecidas, num só dia, escolhamos uma delas para cada dia e procuremos cumpri-la.

Se julgarmos que devemos estabelecer outras metas diferentes, façamos isso. Mas comecemos hoje.

E se nos vier à mente a ideia de que falta tempo, estabeleçamos, como primeira meta, disciplinar o nosso tempo.

Consideremos que tempo é questão de escolha. Verifiquemos o que temos feito das horas e perceberemos que podemos ajustar uns minutos para a construção de nossa paz íntima.

Merecemos nos dar essa chance.

Tentemos! Ainda que seja… só por hoje.

*   *   *

Todas as grandes conquistas realizadas na vida dependeram de um primeiro passo, de uma ideia inicial.

Os grandes e nobres vultos da Humanidade, antes de serem percebidos no topo da montanha, precisaram dar o seu primeiro passo.

Dessa forma, se desejamos construir uma realidade melhor para nossa vida, tracemos metas, elaboremos um programa de ação e comecemos ainda hoje.

 Redação do Momento Espírita

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.