Na “Sala Superior” nasceu a Igreja!

Dom Edgar Xavier Ertl

No dia 28 de maio, a Igreja celebra a vinda solene e pública do Espírito Santo sobre os discípulos e discípulas de Jesus, reunidos em Jerusalém. É o natal da Igreja, a comunidade dos seguidores de Jesus Cristo ressuscitado. É o Pentecostes celebrado cinquenta dias após a Páscoa. Para a Igreja, Pentecostes é a festa do Espírito Santo e da Nova Aliança. Lemos nos Atos dos Apóstolos que “quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam” (2,1-2). Duas referências ao lugar: “no mesmo lugar” e “encheu a casa onde se encontravam”. Que lugar é esse? Que casa é essa?

Sim, estamos falando de uma sala superior do Cenáculo, o lugar da última ceia. Marcos, em 14,15, menciona que, no primeiro dia da festa dos Pães ázimos, Jesus enviou dois discípulos, não identificados, para prepararem a festa Pascal “numa sala superior, bem preparada com almofadas”. São Lucas, em 22,12, nomeia Pedro e João como os dois que seguiram o homem que carregava um balde de água até que eles chegaram ao quarto superior. João, em 13,1-16, e Paulo, em 1Cor 11,23-26, nos fornecem detalhes sobre o que aconteceu nesse quarto superior. Tudo isto significa que nós conhecemos a sala superior das Escrituras como o lugar onde Jesus celebrou a sua páscoa e instituiu a Eucaristia com seus mais íntimos amigos, na noite antes de morrer. É o lugar onde ele lavou os pés dos seus discípulos e lhes disse que fizessem o mesmo, mostrando a natureza do discipulado cristão no serviço aos outros.

Igreja em Pentecostes

A mais pia tradição cristã também identifica a sala superior como o lugar, onde, após a ressurreição, Jesus apareceu e como o lugar do nascimento da Igreja em Pentecostes. Diz-se que a sala superior é o lugar onde Jesus apareceu no primeiro domingo da Páscoa, aos desorientados discípulos que estavam reunidos com tristeza, pois temiam ser crucificados da mesma forma que Ele foi. De acordo com a pia tradição, a sala superior é o lugar de Pentecostes, o lugar onde o Espírito desceu como línguas de fogo e a Igreja se iniciou. Tudo ao mesmo tempo. A sala superior é o lugar da comunhão, a mesa da partilha; o lugar do envio para servir; é um lugar onde a tristeza e as dúvidas são empurradas para fora pela paz que só o Senhor pode transmitir; é o lugar onde somos fortalecidos para levar a presença de Deus ao mundo.

Conduzidos pelo Espírito Santo

O Papa Francisco levantou perguntas que levam a questionar o lugar que o Espírito Santo tem em nossa vida, na Igreja e na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, na vida das famílias, no dia em que a Igreja celebra o seu natal: “Eu sou capaz de ouvi-lo? Eu sou capaz de pedir inspiração antes de tomar uma decisão ou dizer uma palavra ou fazer algo? Ou o meu coração está tranquilo, sem emoções, um coração fixo? Certos corações, se nós fizéssemos um eletrocardiograma espiritual, o resultado seria linear, sem emoções. Também nos Evangelhos há essas pessoas, pensemos nos doutores da lei: acreditavam em Deus, todos sabiam os mandamentos, mas o coração estava fechado, parado, não se deixavam inquietar”. Para Francisco “é preciso se interrogar se temos um coração irrequieto, porque movido pelo Espírito Santo ou se fazemos somente ‘cálculos com a mente’. Peçamos também nós esta graça de ouvir o que o Espírito nos diz cada um de nós, a graça de aprender esta linguagem de ouvir o Espírito Santo” suplica o Papa Bergoglio.  

Enfim, a lição deixada pelo Cenáculo, na Sala Superior, é que todos recebem o mesmo Espírito e cada um, conforme as suas habilidades, desenvolverá a sua missão. Vinde Espírito Santo! Eis nossa prece, eis a nossa oração nesta solenidade de Pentecostes!

Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

você pode gostar também

Comentários estão fechados.