Precisando economizar?! Artigo sobre Educação Financeira Pessoal

Cristiane Canton

-- 2 Notícia --

Tudo está interligado no nosso planeta, acontecimentos em escala global podem ter impacto sobre nós. Como, por exemplo, a guerra atual que acontece entre Rússia e Ucrânia tem contribuído drasticamente para o aumento de preços aqui no Brasil. Ações individuais quando somadas também provocam mudanças no mundo ao nosso redor, e nós fizemos escolhas o tempo todo, não é mesmo?

Essas escolhas, quando financeiras impactam a nossa vida, a vida dos nossos vizinhos, da cidade onde moramos, do estado e até de um país inteiro. Por isso, precisamos aprender a consumir e poupar de um modo mais consciente para podermos garantir uma mudança financeira positiva que irá assegurar a continuidade futura do nosso planeta.

-- 3 Notícia --

Precisamos de uma vez por toda aprendermos a lidar com as situações e imprevistos financeiros do nosso cotidiano. Pois, a parte mais importante do relacionamento com o dinheiro não é quanto você ganha mais o quanto e como você gasta. Obter um planejamento financeiro é a maneira mais prática de equilibrar o que é importante para você no presente e no futuro.

E aí você pode pensar que ter planejamento financeiro é controlar tudo com planilhas, colocar todos os gastos e contas a pagar. E você não está errado ao raciocinar assim, o que falta é incluir que ao planejar financeiramente seu dinheiro, isso irá te proporcionar a realização de sonhos, metas e propósitos que irão começar a definir o seu comportamento e a sua definição do que você espera da vida.

-- 4 Notícia --

E, isso sim é o mais importante nessa jornada da educação financeira pessoal, pois, são os seus sonhos e as suas prioridades que irão te conduzir. O primeiro passo, é pensar que todos os seus ganhos precisam, necessariamente, cobrir todos os seus gastos, sem que isso comprometa a sua qualidade de vida.

Obviamente, que essa relação para ser cumprida não está interligada a quantas cifras você possui no banco. Nada disso. O que realmente importa é o que você faz para valorizar o que tem, sem deixar de pensar no seu futuro. Segundo passo, está em compreender o quanto você ganha e onde mais gasta, essa maneira de controle irá permitir que você encontre formas de economizar.

Terceiro passo, é essencial entender a diferença entre valor e preço. Muitas pessoas costumam dar valor a coisas só por status. Por exemplo, você realmente precisa do último modelo de celular lançado no mercado, ou do último carro daquele modelo, os modelos mais antigos não atendem a sua necessidade. Ou, por exemplo, uma viagem em família é algo que não tem preço, será que não vale a pena economizar em coisas para fazer algo mais prazeroso.

Quarto passo, é, com certeza, evitar dívidas. Claro, nem sempre isso é possível, mas, sempre que for é algo a se levar em consideração. Uma vez que, dívidas são sinônimos de juros altos e se caso ocorra um atraso de alguma dívida isso irá virar uma “bola de neve”. Lembre-se que as compras no cartão de crédito precisam de muita atenção. Essas, quando não pagas em dia tendem a levar a ruína de um planejamento financeiro.

Último passo, podemos destacar a necessidade de aprendermos, de fato, como economizar. E, como fazer isso? Bom, termos uma reserva de emergência é uma maneira simples de economizarmos. O equívoco aqui ocorre quando as pessoas deixam para guardar um valor no final do mês, o melhor a se fazer é poupar assim que o salário entrar na conta. Comece reservando 10% do que ganha e vá aumentando com o tempo. Lembre-se que ser educado financeiramente é ter um estilo de vida mais tranquilo e feliz.

Mestra em Ciências Contábeis, contadora, professora e pesquisadora das mudanças e tendências do mundo por amor!

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta