Sebastião Batista dos Santos – 120 anos

Padre Judinei Vanzeto

-- 2 Notícia --

Vestindo um terno de tom azul royal, seu Sebastião Batista dos Santos participou da missa matutina no Centro Comunitário da Matriz da Paróquia São Roque, de Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, no dia 13 de março de 2022, para agradecer a Deus pelos seus 120 anos. Nesta ocasião recebeu pelas mãos do Pároco uma homenagem envida pelo Vaticano, uma bênção apostólica do Papa Francisco.

Seu Sebastião nasceu no dia 15 de março de 1902, na localidade de Covó, interior do município de Mangueirinha (PR), veio morar em Coronel Vivida ainda na adolescência. Casou-se com Deliria Oliveira França (in memorian) e tiveram nove filhos. Hoje ele é viúvo, aposentado e mora no bairro São José Operário em sua própria casa. Vive rodeado de filhos, netos e bisnetos. Leva uma vida simples, cultiva boas amizades e, às vezes, trabalha no quintal de casa.

-- 3 Notícia --

Com 120 anos, ele é considerado um dos homens mais velhos do mundo, pois recebeu em outubro de 2019 a 2ª Via da Certidão de Nascimento, que realmente comprova sua idade. A família não possuía mais sua Certidão de Nascimento original e, muitas vezes, as pessoas duvidavam de sua idade. Em posse dessa documentação e devidamente comprovada pelas autoridades civis, a assessoria do Instituto de Identificação do Paraná entrou em contato com o livro mundial dos recordes que analisou o caso. Já foi reconhecido como o homem vivo mais velho do mundo, mas falta ainda a homologação. 

Segundo o site guinnessworldrecords.com.br, a vaga de homem mais velho do mundo ficou vazia com o falecimento do recordista polonês Yisrael Kristal, que partiu com 113 anos.

-- 4 Notícia --

Nessa idade ele gosta de passar o tempo na varanda de sua casa, cultivando as amizades e tocando gaita. É um homem simpático, acolhedor e afirma que o segredo da longevidade é a sua alegria. “Estou sempre alegre, graças a Deus. A riqueza que Deus me deu foi essa, sou pobre, mas alegre”.

Também gosta de cultivar uma pequena horta e alguns pés de mandioca no quintal de casa. É claro que auxiliado por uma de suas filhas e netas. Disse ainda que gosta de trabalhar, cultivar a terra e acredita que pode colaborar mais com o plantio de hortaliças em prol do complemento alimentar da família.

Além de sua alegria contagiante, seu Sebastião é um homem simples, humilde e devoto da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Conserva em sua casa um pequeno altar para sua imagem e reza com fé.

Em 2019, infelizmente, depois de um leve Acidente Vascular Cerebral (AVC), passou a ter certas dificuldades para andar e falar. Mas, mesmo assim, abre um sorriso agradecido pelo dom de sua vida e no momento da entrega da homenagem do Papa Francisco, não conteve as lágrimas. 

Até pouco tempo era possível, de vez em quando, encontrá-lo andando pelas ruas da cidade. Segundo ele, ainda está com boa saúde e pretende viver por muitos anos junto aos seus familiares e amigos. De fato, é um homem otimista e feliz!

Enfim, sobre a longevidade, especialistas afirmam que o segredo está muito ligado aos hábitos que cultivamos. Entres os hábitos estão: manter atividade física regularmente, ter razões para viver, reduzir o estresse, dormir suficientemente, comer o necessário apenas, priorizar alimentação à base de plantas, consumo moderado de bebidas alcoólicas, participar de grupos sociais com hábitos saudáveis, participar de uma comunidade religiosa, construir e manter relacionamentos sólidos com os membros da família – pais, irmãos, avós e outros. Parabéns seu Sebastião!

Jornalista, diretor administrativo da Rádio Vicente Pallotti, gestor da Unilasalle/Fapas Polo Coronel Vivida e pároco da Paróquia São Roque de Coronel Vivida-PR

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
1 comentário
  1. Alexandre Augusto Ceolin Diz

    Idade dos filhos ? Da pra analisar a idade real dele “relativa”

Deixe uma resposta