Vivenciemos a Semana Santa

A missa do Domingo de Ramos abriu a Semana Santa para os católicos. Por todo o mundo, em todas as Paróquias, fiéis saíram pelas ruas em procissão, carregando e agitando ramos, em uma referência à entrada de Jesus em Jerusalém. 

     A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. Para bem celebrá-la, as igrejas realizam o Tríduo Pascal, que começa na Quinta-Feira Santa, passando pela Sexta-Feira Santa da Paixão e, tendo como ponto de chegada o Sábado Santo. Gostaria de lembrar que o Tríduo Pascal é uma única celebração em três momentos: Missa do Lava-Pés (quinta-feira), Celebração da Paixão de Cristo (sexta-feira) e Vigília Pascal (sábado). 

     Na Quinta Feira Santa, de acordo com a realidade de cada Diocese, é realizada uma celebração eucarística onde é feita a consagração do óleo do Crisma e a benção do óleo dos catecúmenos e dos enfermos, que serão usados durante o ano de 2024. Nesta celebração, todo o clero, junto ao bispo, faz a renovação das promessas sacerdotais. Em nossa Diocese de Palmas-Francisco Beltrão será amanhã, dia 28, às 10h30min, na Paróquia São Roque, em Coronel Vivida. Esta missa é um sinal da profunda comunhão entre o bispo e os presbíteros da Diocese.

     Nesta Semana, vivemos na fé com Jesus a dor, o sofrimento, a rejeição, o mistério da maldade humana e a misericórdia de Deus. Junto com Jesus colocamos as nossas cruzes com o significado de missão e das resistências que enfrentamos para viver o Reino de Deus. 

     No domingo, celebramos a Páscoa de Jesus, o Cristo, que triunfou sobre a morte e a dor e nos inseriu na vida nova pela sua Ressurreição. A tristeza é vencida pela alegria da vida que brilha para sempre. Viver com alegria do dom da vida, viver com amor a fé em Jesus Ressuscitado que está conosco pela ação do Espírito Santo na vida e missão da Igreja. Temos a nossa Páscoa anual, que celebramos neste dia; mas temos também a nossa Páscoa semanal, em todos os domingos na celebração eucarística, em nossas comunidades paroquiais e temos a nossa Páscoa definitiva, quando o Senhor da vida e da história vier nos buscar.

Três dias após a morte de Jesus, algumas mulheres foram ao seu túmulo, ouviram este anúncio e se tornaram mensageiras dessa boa notícia.

Também hoje a Igreja testemunha e anuncia, como fez através dos séculos: Jesus Cristo, morto na cruz, ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós! Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida através da ressurreição de Jesus.

A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos, decididamente, na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência.

Ressuscitou! Não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, alimenta a alegria e a esperança; ao mesmo tempo, faz-nos participar da edificação da sociedade, segundo os critérios da verdade, da justiça e da solidariedade.

Jesus Cristo, que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança. O Deus da vida abençoe a todos. Feliz e abençoada Páscoa!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.