Câmara pede informações sobre atendimentos na UPA, após mais um caso de agressão no local

Na sessão ordinária dessa segunda-feira (11), da Câmara Municipal de Pato Branco, o vereador Lindomar Rodrigo Brandão (PP) apresentou o Requerimento nº 325, de 2022, que solicita ao Executivo Municipal que envie à Casa de Leis “informações pormenorizadas sobre os atendimentos nos últimos trinta dias na Unidade Pronto-Atendimento – UPA 24 horas”.

Na oportunidade, o Requerimento também foi assinado pelos vereadores Marcos Junior Marini (Podemos) e Thania Maria Caminski Gehlen (PP).

No documento, os parlamentares solicitam que seja informado o número de atendimentos realizados por dia, pela unidade; especifique quantos médicos estavam disponíveis por turno, no período; tipifique quantos atendimentos foram relacionados ao covid-19 e a dengue; relate qual a possibilidade de aumentar o número de profissionais médicos disponíveis por plantão; explique quais estão sendo as ações complementares a fim de diminuir o tempo de espera dos pacientes que procuram atendimento; qual o protocolo de atendimento para casos suspeitos de dengue; e qual o tempo necessário para o diagnóstico completo para casos suspeitos de dengue.

Os vereadores justificaram o pedido alegando a necessidade de o “devido acompanhamento” da situação.

Agressão

Um dia antes da sessão, ou seja, domingo (10), uma situação de agressão na UPA rendeu assunto em todo o município, uma vez que o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu (PSD), gravou um vídeo no local, falando sobre o ocorrido, e publicou no Instagram.

No vídeo, o prefeito aparece em companhia de um segurança da UPA, que conta que recebeu um soco no rosto, de um familiar de um paciente que chegou no local passando mal. Eles narraram a situação e, em meio ao caso, o prefeito revelou que na segunda-feira (11) decretaria estado de calamidade no município, devido a “pandemia” da dengue.

Para atender ao caso de agressão, a polícia militar foi chamada e lavrou boletim de ocorrência. Não é a primeira vez que um profissional é agredido na UPA. Em outros casos as vítimas foram médicos e atendentes.

Também, na oportunidade, o prefeito se sentiu incomodado com a imprensa que chegou para cobrir o ocorrido, e expressou seu descontentamento no vídeo publicado. No entanto, todos foram avisados sobre o caso pelo Departamento de Comunicação do Município, na noite do ocorrido.

[Veja matéria completa

Sessão

Durante a sessão de ontem (11), alguns vereadores manifestaram repúdio às agressões e pediram que o caso seja investigado, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

você pode gostar também
Deixe uma resposta