Pesquisadora apresenta na Câmara estudo sobre o trânsito de Pato Branco

Gabriela destacou a importância do estudo na tomada de decisões para melhorias no trânsito – Foto: Assessoria/CMPB

Na sessão ordinária de quarta-feira (22), o espaço para participação de convidados foi ocupado pela mestra em Engenharia Civil, Gabriela Legramanti, que apresentou o estudo que vem realizando há cerca de seis anos sobre o trânsito de Pato Branco, mapeando os acidentes.

Gabriela concluiu o curso de mestrado em Engenharia Civil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, e tem pesquisado a situação do trânsito através do estudo “Utilização de Sistema de Informações Geográficas na tomada de decisões do sistema viário com base em dados de acidentes de trânsito no município de Pato Branco”.

A pesquisadora foi convidada para participar da sessão pelos vereadores Claudemir Zanco (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Marcos Marini (Podemos) e Romulo Faggion (PSL).

Durante a sessão, os parlamentares ainda apresentaram seis indicações, 22 requerimentos e foi feita a leitura do Projeto de Lei nº 165, de 2021, de autoria dos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), que institui o Programa IPTU Verde, em Pato Branco.

Estudo

Durante sua explanação, Gabriela apresentou o mapa dos acidentes de trânsito registrados pela Polícia Militar, entre os anos de 2014 e 2019, no perímetro urbano de Pato Branco.

Ela destacou ainda a importância da realização deste estudo e da continuidade da alimentação dos dados, pois, de acordo com a pesquisadora, as informações levantadas poderiam ser utilizadas na tomada de decisões quanto a melhorias no trânsito. Isso tudo com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e a segurança, como, por exemplo, a retirada ou instalação de sinalização semafórica, mudança de sentido das vias, entre outras.

Entrevista

Em entrevista ao Diário do Sudoeste no mês passado, Gabriela contou detalhes sobre o estudo que vem mapeando os acidentes ocorridos no trânsito de Pato Branco, ao longo desse período, sob a orientação do professor doutor Ney Tabalipa.

Segundo ela, o trabalho foi feito com o objetivo de demonstrar a utilidade do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para o planejamento urbano, especialmente a partir da análise de acidentes de trânsito.

De modo geral, conforme a pesquisadora, o SIG consiste em colocar informações em um mapa. Para sua pesquisa, Gabriela localizou no mapa da cidade mais de 5.300 ocorrências registradas pela polícia no período de cinco anos. “Cada ocorrência de acidente vai ser um ponto do mapa. E cada ponto de ocorrência tem várias informações contidas, como horário, o dia, os dados do condutor do veículo”, detalha.

Viabilidade

Gabriela explicou que o estudo se concentrou em demonstrar a viabilidade do SIG para o planejamento urbano. A partir do sistema é possível gerar mapas, identificando, por exemplo, as regiões com maior número de acidentes, que tem demonstrado que a maioria vem ocorrendo na região central do perímetro urbano.

Durante a sessão, a pesquisadora foi convidada pelo vereador Lindomar Brandão (DEM), líder do governo na Câmara, para apresentar o estudo ao prefeito Robson Cantu, em data ainda a ser confirmada, para que possa contribuir com as tomadas de decisões para melhorias no setor de trânsito de Pato Branco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.