Secretários de Educação e Cultura e de Meio Ambiente deixam as pastas em Pato Branco

A sexta-feira (12), foi movimentada no âmbito administrativo do Executivo de Pato Branco, tudo porque dois secretários pediram exoneração do governo.

O primeiro pedido foi divulgado ainda no início da tarde por meio de nota assinada pelo prefeito Robson Cantu que comunicou a exoneração de Sinome Painim da Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco. Já o segundo, no apagar das luzes para as comemorações do Dia dos Pais, foi a saída de Ramon Noguchi, da pasta de Meio Ambiente. Este, coube ao Departamento de Comunicação o relato.

Educação e Cultura

O comunicado destaca que, no tempo que Simone esteve a frente da pasta, ela “coordenou a equipe de educação, os estudantes e seus familiares puderam observar importantes mudanças no ensino pato-branquense.”

“Com empenho e dedicação, Simone coordenou a implantação do novo material escolar, ajudou a reestruturar o processo pedagógico das escolas e creches, iniciou o processo de reforma estrutural das escolas e aproximou as crianças das novas tecnologias, através da implantação de laboratórios na rede municipal de ensino”, pontuou a nota, que é encerrada com a afirmação de que “em breve será comunicado o nome do (a) novo (a) responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.”

A exoneração de Simone, segundo a nota, foi a pedido da própria ex-secretária, alegando motivos particulares.

Na semana passada, nas vésperas da abertura dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), houve uma movimentação nos bastidores políticos e sociais de Pato Branco, onde já se comentava a saída de Simone. Por meio da Comunicação do Município, ela negou que estava saindo da pasta.

Mas a saída de Simone não é a única envolvendo a Secretaria de Educação e Cultura. Em 5 de agosto, Jean Venâncio assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Cultura. Ele passa a ocupar o posto que era de Daiane Carneiro.

O que fica para resolver

Entre os assuntos que o próximo secretário de Educação e Cultua terá pela frente para gerir estão a obra no novo Teatro, que está parada. Em fevereiro deste ano, durante visita de fiscalização, através de um programa da Câmara de Pato Branco a informação repassada pelo Município foi de que, ao analisar o projeto, foi identificado inconformidades do cálculo dos pilares. Naquela ocasião foi comentado que a intenção era de realização de uma nova licitação para a revisão do projeto. A declaração na oportunidade foi de que “a intenção é concluirmos a licitação e iniciarmos as obras até o final de julho deste ano, e, caso seja possível mantermos este prazo, esta primeira etapa seria concluída em abril de 2023.”

Ainda no campo das obras está a recentemente aprovada revitalização da praça na lateral da Matriz São Pedro Apóstolo. Com recurso já aprovado para a pasta, há expectativa para que a nova casa temática fique pronta para o Natal de 2022, conforme informações que o Diário do Sudoeste obteve extraoficialmente na reunião entre Legislativo e Executivo, quando da apresentação do projeto.

Com relação ao Natal, ainda há a expectativa de como será o evento deste ano.

Mas, antes de tudo isso, ainda se tem a programação de 7 de setembro, ainda não divulgada pelo Município. Neste ano, comemora-se o bicentenário da Independência do Brasil, fato que, comenta-se nos bastidores, não seria o foco principal do desfile de Pato Branco.

Meio Ambiente

Ramon Noguchi assumiu a secretaria no início deste ano – Crédito: Arquivo PMPB

“Comunicamos também que o secretário de Meio Ambiente, Ramon Noguchi deixa hoje [sexta-feira] a pasta”. Na manifestação “a Administração Municipal agradece todo o trabalho depositado durante o período que conduziu a secretaria”. Não há manifestação se a saída de Ramon foi a pedido, ou por opção do Executivo.

Assim como na declaração de Simone, a informação é de que “dentro dos próximos dias, será informado novo nome para conduzir os trabalhos.”

Precisa ser feito

Desde o início da atual gestão há uma grande movimentação para que o Município passe a ter uma usina de asfalto. Para tanto, um terreno em área rural foi adquirido, mas até o momento somente foi recebido a Licença Ambiental Prévia para exploração. O documento é expedido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental do Paraná.

Outra causa cara da Secretaria é a situação dos animais em situação de rua e os programas de castração.

Troca de secretariado

Com a saída de Simone e Noguchi da Gestão Municipal, já são dez integrantes do primeiro escalão do Governo Cantu que deixam o cargo.

As trocas já atingiram as secretarias de Assistência Social, que teve como primeira secretária Barbara Padoan e agora é gerida por Luana Varaschin Perin; Executiva, que teve a saída de Ivan Lima e que até este momento não consta no site do Município a ocupação oficial por outra pessoa; Desenvolvimento Econômico, antes ocupada por Claudio Müller e agora por Marcos Colla.

No caso da secretaria de Engenharia e Obras, o primeiro secretário da atual gestão era Vladimir José Ferreira, o Guga, e agora é Daniel Parcianello; na pasta do Meio Ambiente, Keli Starck deu lugar a Ramon Noguchi, agora exonerado.

O departamento de Comunicação Social do Município também teve mudanças ao longo da gestão. Quem cuidava da comunicação municipal anteriormente era Caroline Scopel, agora a responsável é Graciele Novello Viacelli. Como mencionado anteriormente, Daiane Carneiro, deixou o departamento de Cultura, que recentemente passou a ser ocupado por Jean Venâncio.

Já o lugar que teve maior número de trocas foi o Departamento Municipal de Trânsito (Depatran): a primeira nomeada foi Marinês Boff Gerhardt, que foi substituída por Francieli Catusso Tamagno e agora o setor é gerido por Robertinho da Luz Dolenga.

você pode gostar também
Deixe uma resposta