Vitor Valer é apresentado como novo Secretário de Meio Ambiente

A previsão inicial era de que na manhã desta quarta-feira (17) fossem apresentados pelo Executivo de Pato Branco os novos secretários de Meio Ambiente e de Educação e Cultura, no entanto, o nome do novo gestor de Educação somente deve ser conhecido amanhã (18).

Por sua vez, o bacharel em Direito e especialista em Direito Ambiental, Vitor Debastiani Valer foi anunciado como novo secretário de Meio Ambiente. Ele sucede a Ramon Noguchi, que deixou o cargo após exoneração na sexta-feira (12).

Keli Starck, primeira secretária de Meio Ambiente desta gestão, esteve na apresentação de Valer. Eles trabalharam por muito tempo juntos uma vez que quando ela era gestora, ele presidia o Conselho Municipal de Meio Ambiente e atuava no Instituto Água e Terra (IAT), órgão estadual que Valer pediu exoneração para assumir a pasta municipal.

Em sua primeira fala como secretário, Valer deu ênfase a sustentabilidade, que em um conceito amplo, é a forma de agir em relação a natureza.

Além da causa animal, que segundo o Secretário é uma das mais importantes causas a serem resolvidas no município, o desafio da limpeza pública e dos resíduos sólidos serão pautas discutidas com a equipe e retomadas.

Valer afirmou que enquanto presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente adquiriu um aprendizado muito grande. Ainda com relação ao Conselho recordou que somente na última reunião, realizada no mês de julho, foi repassado à Secretaria mais de R$ 1,5 milhão para investimentos na pasta, parte deste valor para o trabalho para as políticas públicas de resíduos sólidos.

Ele recordou que o Município tem um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Paraná (MPPR), referente ao aterro sanitário, para ser cumprido, que envolvem de procedimentos corretos de captação e compactação do material recolhido, a aspectos gerais da legislação de resíduos sólidos.

“Creio que com o apoio da Secretaria, dos funcionários e do Conselho, vamos conseguir resolver todos os problemas que estão aí dispostos”, pontuou Valer.

você pode gostar também
Deixe uma resposta