Câmara reconhece atos de bravura das Forças de Segurança e Samu com Moções de Aplauso

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Pato Branco aprovou, em votações únicas, duas Moções de Aplauso em reconhecimento à atuação exemplar de profissionais das Forças de Segurança e do SAMU. As homenagens destacam a eficiência e a dedicação dos agraciados, cujas ações resultaram no salvamento de dois bebês em situações críticas.

Reconhecimento a policiais militares

A primeira Moção foi concedida ao Aspirante a Oficial Kelvim Crystian Locks da Rocha e ao Cabo Jean Pierre Ponsoni, do 3º Batalhão de Polícia Militar. Os policiais foram homenageados pela rápida e eficiente intervenção no resgate de um bebê de um ano e seis meses que havia se engasgado com leite. O incidente ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro, quando a mãe da criança buscou socorro diretamente no batalhão. Os militares aplicaram imediatamente a manobra de Heimlich, conseguindo desobstruir as vias respiratórias do bebê e restabelecer seus sinais vitais. Em seguida, garantiram o encaminhamento da criança a uma unidade hospitalar para atendimento especializado.

Homenagem à equipe do Samu

Outra homenagem foi destinada a Dayane Conte da Silva, Paulo Henrique de Bortoli Junior, Fernanda Gonçalves de Ramos Weiss de Freitas, Alaercio Firma Correa, Denielly Arruda Rodighiero e Rodrigo Aloacyr de Camargo Silva. O grupo, pertencente à equipe do SAMU 192 Sudoeste do Paraná, foi reconhecido pelo atendimento emergencial prestado a uma gestante do Bairro Alvorada na noite de 28 de fevereiro.

A equipe da Unidade de Suporte Avançado (Alfa 1) realizou um parto de emergência em condições desafiadoras, uma vez que o bebê nasceu em posição pélvica e sem sinais vitais. Com técnica e dedicação, os profissionais conseguiram reverter o quadro em dois minutos de reanimação, trazendo alívio e emoção aos presentes.

Convidados

Na mesma sessão, a tribuna foi utilizada pelo presidente da Associação Capoeira Patobranquense (ACAPB), Agnaldo Luiz Rampanelli, convidado pela vereadora Thania Caminski (PP), que apresentou os “Projetos da ACAPB para o ano de 2025”. Além disso, o diretor do Departamento de Cultura, Mauricio Maculan, a convite do vereador Fabrício Preis de Mello (PL), compartilhou detalhes da “Agenda Cultural de 2025”.

Primeira votação de projeto legislativo

Os vereadores também aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 33, de 2025, proposto pela Mesa Diretora da Câmara. A proposta altera dispositivos da Lei nº 5.060, de 8 de dezembro de 2017, com o objetivo de reorganizar a estrutura administrativa e setorizar o Departamento Legislativo da Casa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.