Cascavel planeja investimentos para o Autódromo Zilmar Beux

O Município de Cascavel articula novos investimentos e reforça a gestão do Autódromo Internacional Zilmar Beux. Em reunião realizada nesta terça-feira (22), o prefeito Renato Silva destacou a importância de uma administração participativa envolvendo o Automóvel Clube de Cascavel e entidades ligadas ao automobilismo.

“Nós temos que pensar em fazer uma gestão participativa com o Automóvel Clube e com as entidades envolvidas. O autódromo é um orgulho para todos nós, gera riqueza, mas também demanda investimentos. Vamos buscar recursos junto às autoridades, deputados e ao governo para manter esse espaço como referência”, afirmou o prefeito.

A reunião contou com a presença dos secretários Alexandre Guerino (Esportes), Sandro Rancy (Obras), do chefe da Casa Civil, Severino Folador, e de representantes do Automóvel Clube de Cascavel. O objetivo foi discutir a formalização de um Termo de Cooperação Técnica para a gestão e operação do equipamento público.

O acordo prevê que Município e Automóvel Clube atuem de forma integrada na fiscalização, organização e realização de eventos de esporte motor no autódromo. Atualmente, a gestão do local está sob responsabilidade da Secretaria de Serviços e Obras Públicas.

O presidente do Automóvel Clube, Edson Massaro, destacou a importância da continuidade da gestão municipal e da fiscalização das atividades esportivas. “Somos representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e temos o dever de garantir o cumprimento do código esportivo. A presença do Automóvel Clube na fiscalização dos eventos será reforçada”, explicou.

Entre os principais investimentos previstos para o Autódromo Internacional Zilmar Beux estão:

  • Melhoria da drenagem e cobertura dos boxes novos;
  • Homologação do autódromo nos padrões CBA e FIA 3;
  • Arborização e criação de uma cortina verde no entorno;
  • Construção de um pórtico de acesso;
  • Instalação de guard rail metálico em toda a pista.

De acordo com o secretário de Obras, Sandro Rancy, os investimentos iniciais somam R$ 2,1 milhões e visam aumentar a segurança do circuito. “O guard rail metálico reduz os impactos em acidentes e protege a integridade dos pilotos”, ressaltou.

O chefe da Casa Civil, Severino Folador, informou que a equipe estará nesta quarta-feira (23) em Curitiba para pleitear recursos para a primeira etapa do projeto. “Acreditamos que, com esse investimento, poderemos credenciar o autódromo junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA)”, afirmou.

O secretário de Esportes, Alexandre Guerino, também enfatizou o papel estratégico do autódromo Zilmar Beux. “Trata-se de um patrimônio público. A Stock Car é o segundo maior evento da cidade, atrás apenas do Show Rural. Neste ano, Cascavel sediará duas etapas da Stock Car, e nosso objetivo é consolidar o autódromo como o melhor do Brasil”, declarou.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.