Enquanto parte do Estado registra chuvas abaixo do esperado, municípios do Litoral, Sudoeste e Leste já ultrapassaram a média climatológica
O mês de abril tem sido marcado por forte irregularidade nas chuvas no Paraná, uma característica comum do outono, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Enquanto o Norte Pioneiro segue com acumulados muito abaixo da média, cinco cidades já ultrapassaram o volume previsto para todo o mês em apenas duas semanas.
Até a madrugada desta segunda-feira (14), os seguintes municípios apresentaram chuva acima da média histórica para abril:
- Palmas: 156,4 mm (média: 152,3 mm)
- Pinhão: 151,2 mm (média: 118 mm)
- Antonina: 138,6 mm (média: 118,1 mm)
- Fazenda Rio Grande: 94 mm (média: 76,8 mm)
- Cerro Azul: 82 mm (média: 63,6 mm)
Outras localidades estão próximas de atingir as médias climatológicas, como Cianorte e União da Vitória, que precisam de apenas 13 mm adicionais para alcançar a média de abril.
Por outro lado, os baixos volumes chamam atenção no Norte Pioneiro. Cornélio Procópio e Ubiratã registraram apenas 1,6 mm de chuva até agora, enquanto Cruzeiro do Iguaçu, que costuma somar 223,4 mm no mês inteiro, teve apenas 24,6 mm.
“Ainda existe uma irregularidade muito grande sobre o Estado. Em algumas regiões, os acumulados não chegam a 15 mm nestes primeiros 15 dias de abril. Nas demais áreas, o percentual gira em torno de 50% a 60% da média climatológica. Espera-se que até o fim do mês os volumes normais sejam atingidos”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Previsão do tempo: variações e instabilidade
A semana começou com tempo instável do Leste ao Litoral, marcado por nebulosidade persistente e chuviscos ocasionais. A causa é uma baixa pressão sobre o oceano, que favorece a entrada de ar úmido sobre o continente, mantendo nuvens baixas entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias.
Nas demais regiões, o predomínio é de sol, com destaque para a amplitude térmica. Nesta segunda-feira, três cidades bateram suas menores temperaturas do ano:
- Guarapuava: 10,6°C
- Londrina: 15,9°C
- Paranavaí: 16,6°C
Durante a tarde, os termômetros nessas cidades devem alcançar 23°C, 24,6°C e 28°C, respectivamente.
A partir de terça-feira (15), novas áreas de instabilidade formadas no Paraguai avançam para o Paraná, trazendo pancadas de chuva e trovoadas, principalmente entre o Oeste e o Noroeste.
“Esse sistema se desloca por todo o Estado e deixa o tempo instável nas demais regiões também”, detalha Jacobsen.
Na quarta-feira (16), uma nova frente fria se aproxima pelo Sul do Brasil, mas com fraca intensidade, devendo causar aumento de nebulosidade e chuvas localizadas, sem previsão de temporais significativos.
A partir de quinta-feira (17), a tendência é de temperaturas mais amenas, devido à atuação de uma massa de ar menos quente, embora sem queda acentuada.
Monitoramento climático e estrutura do Simepar
O Simepar mantém uma das redes de monitoramento climático mais robustas do país, com:
- 120 estações meteorológicas automáticas
- 3 radares meteorológicos
- 5 sensores de descargas atmosféricas
Esses equipamentos alimentam sistemas de alerta utilizados pela Defesa Civil e pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, ajudando na resposta a eventos extremos, como enxurradas, deslizamentos, alagamentos, incêndios florestais e períodos de seca.
As previsões para os 399 municípios do Paraná estão disponíveis em www.simepar.br, com atualizações duas vezes ao dia. É possível consultar previsão de chuva, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para o dia e para o dia seguinte.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.