Fortes chuvas atingiram o Paraná entre a tarde de quarta-feira (4) e a manhã desta quinta-feira (5), com registro de granizo, rajadas de vento superiores a 80 km/h e chuvas intensas acompanhadas de muitos raios. O fenômeno foi monitorado em tempo real pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que aponta uma breve trégua para esta sexta-feira (6), antes do retorno das instabilidades no fim de semana, principalmente no interior do estado.
A rajada mais intensa foi registrada em Planalto, no Sudoeste, com ventos de 86 km/h. Em outros municípios das regiões Oeste e Sudoeste, as rajadas ficaram entre 60 e 70 km/h nas primeiras horas da manhã de quinta-feira. As chuvas, por sua vez, atingiram acumulados significativos nos dois dias. Também houve registro de granizo em Chopinzinho, Coronel Vivida e Assis Chateaubriand, além de alagamentos e transtornos pontuais.
Outro fator preocupante foi a incidência de raios. Segundo o Simepar, apenas em Cascavel foram contabilizados 743 raios nuvem-solo. Outras cidades com alta atividade elétrica incluem Guarapuava (926 raios), Céu Azul (652), Ponta Grossa (555) e São Miguel do Iguaçu (519).
A Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral também sentiram os efeitos do sistema. Os acumulados nas cidades de Fazenda Rio Grande (34 mm), São José dos Pinhais (35,6 mm), Guaratuba (39,6 mm), Lapa (43,6 mm) e Rio Negro (36 mm) reforçam o alerta.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, a instabilidade climática permanece: “No sábado, a instabilidade retorna com maior intensidade ao Paraná. São esperadas chuvas com potencial para fortes tempestades, granizo, rajadas de vento e volumes que podem atingir até 100 mm em algumas áreas, especialmente no Oeste e Sudoeste”, explicou.
No domingo (8), as instabilidades se deslocam gradualmente para o estado de São Paulo, mantendo o tempo instável no Paraná. Na segunda-feira (9), a entrada de uma massa de ar seco e frio causará queda nas temperaturas, com mínimas à noite e possibilidade de geada fraca em regiões como o Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais. A tendência para terça-feira é de tempo mais estável, porém com amanheceres frios em boa parte do estado.
O Simepar reforça a importância do acompanhamento das atualizações da previsão do tempo em seu site oficial (www.simepar.br), que disponibiliza dados detalhados para os 399 municípios paranaenses, com informações por hora, acumulados previstos, temperaturas, umidade e ventos. A previsão é atualizada duas vezes ao dia.
Comentários estão fechados.