Competições de robótica atraem alunos de toda a região

Nos dias 6 e 7 de junho, a 5ª edição da Inventum foi palco de emocionantes competições de robótica, atraindo crianças e jovens de diversas instituições de ensino da região. O evento, realizado em parceria com o Sesi Pato Branco, também abrigou a etapa regional da tradicional Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), promovida pelo Instituto Federal do Paraná e o comitê nacional da competição.

Disputas e Participação

Na quinta-feira (6), os participantes da OBR competiram em equipes de várias localidades, como Toledo e Foz do Iguaçu. A competição abrangeu diferentes níveis de conhecimento em robótica:

  • Nível 0: Para crianças a partir de 8 anos
  • Nível 1: Para alunos de 8 a 12 anos
  • Nível 2: Para estudantes a partir de 12 anos até o ensino médio

Entre os 150 grupos inscritos no Paraná, 100 equipes competiram no nível 2, 47 equipes no nível 1 e 3 equipes no nível 0. As atividades para os níveis 1 e 2 simulavam desastres naturais ou outras situações de resgate em terrenos perigosos, como tsunamis, terremotos ou deslizamentos. O objetivo era representar resgates em locais inacessíveis para humanos, utilizando robôs. No nível 0, as crianças demonstraram as habilidades de seus robôs ao seguir roteiros predeterminados.

Competição do Colégio Sesi

A competição de robótica organizada pelo Colégio Sesi envolveu 145 estudantes do Colégio SESI da Indústria de várias cidades, incluindo Pato Branco, Palmas, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Ampere, Capanema, Cascavel e Foz do Iguaçu. Os alunos competiram em várias modalidades, incentivando o interesse pela área de robótica desde cedo.

LEIA MAIS

“O objetivo é incentivar desde cedo para que as crianças despertem o interesse pela área e possam, quem sabe, atuar nesse mercado extremamente amplo e com muito potencial de ótimas remunerações”, explicou Cláudio Navarro, empresário e entusiasta responsável pela organização desta etapa da OBR.

Benefícios da Robótica na Educação

Além de promover o conhecimento básico de tecnologia, o aprendizado por meio da robótica desenvolve o raciocínio lógico, pensamento crítico, criatividade, tomada de decisões e trabalho em equipe dos estudantes. “As oportunidades de trabalho no setor de tecnologia vêm aumentando exponencialmente e o setor segue carente de profissionais qualificados. Começar desde a infância amplia a possibilidade de desenvolver talentos”, completou Navarro.

Classificados para a Etapa Estadual

Vinte equipes foram classificadas para a etapa estadual da OBR, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto em Curitiba. A competição estadual promete ser um evento ainda mais emocionante, reunindo os melhores talentos da robótica do Paraná.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.