
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) publicou, nesta quinta-feira (31), o resultado do edital para elaboração do anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158, no trecho entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, no Sudoeste do Paraná.
O estudo vai propor soluções para a recuperação total dos 13,13 km da rodovia, além da implantação de acostamentos, terceiras faixas em pontos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e criação de um novo acesso para a Comunidade São Braz.
O plano também contemplará melhorias em drenagem, sinalização, iluminação no trecho urbano, adequação de acessos regulamentados e correção de curvas perigosas, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego.
Consórcio vencedor e valor do contrato
O Consórcio Arkevia – JB, formado pelas empresas Arkevia Engenharia, Construção e Consultoria Ltda. e J.B. Forest Ltda., venceu a disputa com proposta de R$ 522.886,50 e nota final de 79,312. A avaliação considerou critérios técnicos e de preço.
Com a publicação, abre-se o prazo para interposição de recursos e apresentação de contrarrazões pelo consórcio, caso necessário.
Prazo e etapas do anteprojeto
Após a conclusão da licitação e assinatura do contrato, o prazo de execução será de 11 meses. As atividades começam com estudos de segurança viária, traçado preliminar, diagnóstico ambiental, contagens de tráfego, levantamentos topográficos, análises geológicas e sondagens geotécnicas.
O cronograma também inclui estudos hidrológicos, de capacidade e de interferências, além de avaliação funcional e estrutural do pavimento existente.
Na fase de concepção, serão desenvolvidos o plano funcional, projeto geométrico, projetos de interseções e a primeira etapa do estudo ambiental. Na etapa seguinte, serão elaborados os projetos executivos, incluindo pavimentação, drenagem, restauração e segunda parte do estudo ambiental.
Após a aprovação pelo DER/PR, o anteprojeto da PRC-158 servirá como base para a futura contratação da obra definitiva.
Comentários estão fechados.