Curitiba entra no top 5 das cidades mais competitivas do Brasil

Entre as 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, Curitiba alcançou a 5ª colocação no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital paranaense subiu duas posições em relação a 2024, sendo a única entre as cinco primeiras que apresentou avanço significativo.

À frente de Curitiba estão Florianópolis (SC), que manteve a liderança, Vitória (ES), que subiu uma posição, São Paulo (SP), que caiu uma colocação, e Porto Alegre (RS), que se manteve em 4º lugar.

O prefeito Eduardo Pimentel comemorou o resultado:
“Assumimos a administração da cidade em 2025 e já podemos comemorar um resultado tão expressivo. Isso confirma que a nossa gestão está no caminho certo.”

Avanços na economia e inovação

O ranking avalia 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e 3 dimensões: Economia, Instituições e Sociedade.

Na dimensão Economia, Curitiba avançou três posições, chegando à 4ª colocação. A capital registrou evolução em todos os pilares:

  • Inserção econômica: 18ª colocação (+2 posições);
  • Inovação e dinamismo econômico: 9ª colocação (+6 posições);
  • Capital humano: 5ª colocação (+3 posições);
  • Telecomunicações: salto de 53 posições.

Em capital humano, que avalia a formação voltada ao mercado de trabalho, Curitiba avançou em todos os indicadores:

  • Taxa bruta de matrícula no ensino técnico e profissionalizante: 34ª colocação (+7 posições);
  • Taxa bruta de matrícula no ensino superior: 22ª colocação (+7 posições);
  • Qualificação dos trabalhadores em emprego formal: 7ª colocação (+6 posições).

Instituições e máquina pública

Na dimensão Instituições, que abrange Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública, Curitiba ocupa a 7ª colocação geral.

No desempenho da máquina pública, a capital é a 4ª colocada, com destaque para o tempo de abertura de empresas, pilar em que está em 2º lugar nacional (+3 posições).

Qualidade de vida e sociedade

Na dimensão Sociedade, Curitiba deu um salto de 11 posições. Essa dimensão avalia indicadores como acesso e qualidade da saúde e educação, segurança, saneamento e meio ambiente.

Ranking como ferramenta de gestão

Criado pelo CLP, o Ranking de Competitividade dos Municípios busca apoiar e fortalecer as gestões locais, avaliando a capacidade das administrações municipais em entregar políticas públicas eficientes, sustentáveis e inovadoras.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.