AGORA

Paraná é o 3º estado mais competitivo do Brasil

O Paraná consolidou-se como o 3º estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quarta-feira (27) pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com Tendências, Gove e Seall. O Estado alcançou nota 71,6, atrás apenas de São Paulo (81) e Santa Catarina (79,6).

Essa é a quarta vez consecutiva que o Paraná ocupa a 3ª colocação, o que evidencia consistência nas políticas públicas implantadas nos últimos anos.

Avanços em educação, inovação e sustentabilidade

Entre os principais destaques, o Paraná avançou do 5º para o 4º lugar em educação, liderando o Ideb da educação básica e ampliando a taxa de frequência no ensino fundamental. Também subiu uma posição em inovação, graças ao aumento expressivo na concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Na solidez fiscal, o Estado passou da 8ª para a 6ª colocação, mantendo indicadores de liquidez e solvência que resultaram no Capag A em 2024.

Outro destaque é a sustentabilidade ambiental, em que o Paraná é vice-líder nacional. O Estado ocupa o 1º lugar em reciclagem de lixo, 2º em coleta seletiva e lidera em transparência no combate ao desmatamento, com redução de 64% da perda da Mata Atlântica em 2024.

Competitividade no mercado de trabalho

O Paraná ocupa o 3º lugar em inserção econômica dos jovens e mantém a 4ª posição em formalidade do mercado de trabalho, com mais de 6 milhões de pessoas ocupadas.

Em capital humano, o Estado está em 4º lugar, com avanços na produtividade do trabalho (9º para 7º) e na qualificação dos trabalhadores (9º para 6º).

Cidades paranaenses em destaque

O relatório também avaliou a competitividade municipal:

  • Curitiba entrou para o top 5 das cidades mais competitivas do Brasil, avançando três posições em economia (4º lugar) e 11 em sociedade (36º).
  • Maringá ficou em 7º lugar.
  • Londrina (39º), Paranavaí (40º), Francisco Beltrão (41º), Pinhais (45º), São José dos Pinhais (56º), Pato Branco (64º), Campo Mourão (66º), Cascavel (70º), Ponta Grossa (82º), Araucária (86º) e Toledo (92º) também aparecem no top 100.

Entre os destaques:

  • Londrina lidera nacionalmente no funcionamento da máquina pública.
  • Paranavaí é o 2º melhor município do Brasil em educação.
  • Pato Branco subiu 36 posições e ocupa a 3ª colocação no pilar educação, com salto de 87 posições no Ideb dos anos finais do fundamental.

O secretário de Administração e Previdência, Luizão Goulart, afirmou que o Paraná tem sido referência em sustentabilidade e eficiência administrativa. Já o presidente do CLP, Tadeu Barros, destacou que um estado competitivo é aquele que “entrega bem-estar social e qualidade de vida à população”.

O Paraná também manteve a 2ª posição na análise específica sobre utilização de ESG (Ambiental, Social e Governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nas políticas públicas.

O relatório completo pode ser acessado neste link.

Fonte: diariodosudoeste.com.br

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no WhatsApp

Entrar no grupo agora

Gustavo Ferreira

Jornalista atuante em portais de notícias há 20 anos. Trabalhou como redator independente para diversas redações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *