Equipe de futsal feminino de Pato Branco mostra a expressividade da mulher no esporte da região

Projeto em parceria com a empresa Atlas Eletrodomésticos propiciará o contato com o esporte para aproximadamente 400 futuras atletas

Historicamente, para se estabelecerem, tanto no mercado de trabalho quanto no esporte, as mulheres tiveram que romper muitos paradigmas e barreiras, mas seguem conquistando muito desde então. Em Pato Branco, o futsal masculino conquistou muitos torcedores após ser bicampeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2018 e 2019, e com a febre do esporte, os olhos destes torcedores voltaram-se também para a equipe feminina, Unidep Futsal Pato Branco, que vem se destacando na sua segunda participação no Campeonato Paranaense Chave Ouro.

Assim como a jogadora Marta da Silva, brasileira de destaque internacional e que completou este ano a sua quinta participação em Olimpíadas, tornou-se referência no futebol, bem como tantas outras mulheres percorrendo uma trajetória de sucesso na competição, as “patinhas” do Unidep Futsal – como são conhecidas, hoje são fonte de inspiração para muitas mulheres da região praticarem não só o futebol, mas tantas outras modalidades, que há pouco tempo atrás eram consideradas apenas como “de homem”. E para que essa visibilidade seja ainda maior e a equipe siga em contínuo crescimento, é de fundamental importância o apoio ao esporte em todos os sentidos.

Como forma de valorizar os atletas que dedicam as suas vidas ao esporte e que fazem com que Pato Branco e região se destaquem ainda mais neste segmento, além de estimular um estilo de vida mais saudável, a Atlas Eletrodomésticos busca constantemente o incentivo às diversas práticas esportivas. A empresa, que já é patrocinadora de equipes como Coronel Futsal, Pato Futsal e Pato Basquete, entre outros, aposta ainda em eventos como provas de corrida, ciclismo e está ao lado também da equipe feminina de futsal do município.

De acordo com o CEO da Atlas, Márcio Veiga, a indústria busca investir em todos os projetos que movimentam e incentivam um grande volume de pessoas à prática e valorização do esporte, e preza tanto pelo bem-estar de seus colaboradores, quanto o da comunidade onde está inserida. “Não há preferência quando tratamos do incentivo de práticas esportivas para assegurar uma boa qualidade de vida às pessoas. E no caso do Unidep Futsal, nós somos patrocinadores master não somente da equipe de alto rendimento, mas também das categorias de base, pois temos certeza do potencial das jogadoras e comissão técnica ”, afirma.

Para o supervisor do Unidep Futsal Pato Branco, Luciano Pontes, o interesse pelo futsal feminino no município vem crescendo a cada dia, o que mostra a atual valorização da mulher neste meio e fortalece ainda mais o esporte. “A comunidade abraçou este projeto, nossa cidade respira esporte, com tantas equipes com projeção nacional e nossas patinhas chegaram com muita vontade de fazer a diferença também, mostrando que a mulher está ocupando o seu espaço de liderança, não só no esporte mas em qualquer área de trabalho, fortalecendo ainda mais a frase que diz: lugar de mulher é onde ela quiser estar.”

Pontes conta que a Atlas Eletrodomésticos também é patrocinadora e parceira do projeto “Escola de Patinhas”, que tem o intuito de atender nos próximos anos cerca de 400 meninas em Pato Branco, com o objetivo de fortalecer ainda mais o futsal feminino. “Um projeto como esse, além de formar atletas, estará contribuindo para formar pessoas e cidadãos de bem. E este tipo de incentivo faz com que tenhamos muita gratidão e carinho por apoiadores como a Atlas.”

Trajetória Unidep Futsal

O futsal feminino teve seu início nas categorias de base, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Pato Branco, ainda em 2018. Com o passar do tempo, tomou proporções maiores e com o crescimento, sentiu-se a necessidade de profissionalizar a equipe. Em dezembro de 2019, a Associação Patobranquense de Futsal Feminino, firmou convênio com o Unidep – Instituição de Ensino Superior, tornando-se Unidep Futsal Pato Branco.

Em seu primeiro ano com a equipe de alto rendimento, em 2020, e estreia no Campeonato Paranaense de Futsal, as patinhas chegaram até a semifinal da competição. “Neste ano, além da chave ouro que estamos disputando, vamos jogar o Paranaense nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, além da Taça Brasil, que terá Pato Branco como sede entre os dias 22 a 28 de agosto. Queremos buscar estes títulos inéditos para nossa cidade, pois temos elenco com capacidade para brigar pelo primeiro lugar”, enfatiza Pontes.

Novas atletas

Mas como funciona a seleção para ser uma das atletas do Unidep Futsal? O supervisor explica que para entrar nas categorias adultas, como trabalha-se com atletas profissionais, o time possui olheiros que ficam monitorando novas jogadoras e também através seletivas que são realizadas todos os anos. “Para as de base, contamos com as escolinhas sociais, na qual, em parceria com o Unidep, as atletas contam com possibilidade de bolsas de estudo integrais. Em 2021, inicialmente serão dez bolsas, em diversos cursos, sendo nove delas destinadas para atletas e uma para integrante da comissão técnica”, comenta o supervisor. As bolsas são uma iniciativa do Colégio Integral de Pato Branco.

você pode gostar também
Deixe uma resposta