Projeto estimula a prática do tênis em Pato Branco

Um grupo de entusiastas do tênis lançou em Pato Branco um projeto que tem o objetivo de estimular a prática da modalidade assim como utilizá-la como ferramenta para a promoção da cidadania.

É o Pato Tênis, inciativa que atuará em duas frentes: a formação e o preparo de atletas de alto rendimento, e um projeto social voltado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A vertente social do projeto se chama Tênis Para a Vida. De acordo com Dayane Cirino, presidente do Pato Tênis, a iniciativa começará atendendo 27 crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 17 anos. “A gente quer apresentar a modalidade tênis para essas crianças, que foram escolhidas pelo Creas aqui de Pato Branco e que tiveram seus direitos violados, ou que estão cumprindo medida socioeducativa. Nosso objetivo é apresentar a modalidade que muitas crianças provavelmente não teriam acesso de outras formas, trazendo todas os valores que ela representa”, diz a presidente.

“A modalidade é educativa, pois uma das coisas do tênis é que você precisa ser claro, justo e honesto”, diz o vice-presidente do Pato Tênis, Edemar Galeazzi.

Além de frequentar aulas e treinos de tênis as crianças e adolescentes participantes também contarão com vários tipos de suporte, viabilizados por entidades e empresas parceiras do projeto, como a Unidep.

Segundo Dayane, o centro universitário sede espaços para o treinamento, além de oferecer uma série de atendimentos por meio dos seus cursos, sobretudo na área de saúde, como atendimento odontológico, psicológico, de fisioterapia, entre outros.

Também serão oferecidas atividades escolares complementares. Uniformes e equipamentos também serão cedidos. “Os mais velhos nós queremos ensinar a montar currículo, encaminhar ao mercado de trabalho, estimular o retorno ao colégio daqueles que não estiverem estudando”, complementa a presidente.

Também são parceiros do projeto o Município de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, a Vara da Infância e Juventude, a Lillean calçados e a Move Fitness. O projeto deverá ser lançado oficialmente ainda em agosto.

Rendimento

O segundo eixo do Pato Tênis é a equipe principal, formada por oito crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos de idade, todos ranqueados pelas entidades que regulamentam a modalidade. Segundo Dayane, o time conta com o segundo colocado no ranking estadual na categoria 10 anos, e o terceiro colocado na categoria 14 anos.

“A equipe principal representa Pato Branco nas competições da Federação Paranaense de Tênis, e da Confederação Brasileira de Tênis. A partir do ano que vem devemos contar com patrocínios. Como somos uma associação recente, neste ano estamos contando com a colaboração das pessoas”, explica Dayane.

As empresas ou pessoas interessadas em colaborar com o projeto podem entrar em contato por meio do telefone (46) 9.9925 – 2559 ou pelo e-mail [email protected]. O projeto também está no Instagram (@patotenisatpb).

Dayane adianta que em breve também será possível realizar doações e colaborações por meio de ferramentas digitais, como o PIX. Esta e outras novidades serão atualizadas nas redes sociais. As colaborações podem ser feitas tanto para o projeto social, como para a equipe de rendimento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta