A Feira Sabores do Paraná 2025 acontece de 21 a 24 de agosto, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, reunindo não apenas sabores, mas também histórias inspiradoras de produtores que transformaram desafios em oportunidades.
Dos queijos caseiros ao reconhecimento estadual
Em Rio Branco do Ivaí, Lilian Clara de Souza, proprietária do Rancho Zulian, começou a produção de queijos inspirada na avó, sem intenção comercial. O sucesso chamou a atenção da prefeitura e, posteriormente, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná), que apoiaram o crescimento da agroindústria.
Na edição anterior da feira, Lilian comercializou apenas o prato Caipiraço, carro-chefe do rancho. Agora, com o selo Susaf-PR concedido pelo Consórcio Cid-Centro, poderá expor e vender também queijos premiados, como o Morro da Pedra (ouro no Prêmio Queijos Paraná e no Prêmio Queijos Brasil) e o Amanhecer do Vale (bronze no Prêmio Queijo Brasil).
Café Ravar: mais de um século de tradição
Em Jacutinga, distrito de Ivaiporã, a família Ravar cultiva café há mais de 100 anos. Em 2018, Lucas Ravar e seu irmão Douglas iniciaram a comercialização com o Café Ravar, mantendo toda a produção — do plantio à torra — na propriedade.
A marca acumula prêmios como o 2º lugar no Concurso Regional de Café de Jacutinga (2023) e o 5º lugar no Concurso Café Qualidade Paraná (2018). Os irmãos também integram o grupo Mulheres do Café do Vale do Ivaí, adquirindo e torrando lotes de alta pontuação para venda com embalagem especial.
Apoio técnico e oportunidades de mercado
Segundo Karolline Silva, coordenadora estadual de Agroindústria do IDR-Paraná, a Feira Sabores do Paraná é um momento de celebrar o trabalho conjunto com os produtores. O Susaf-PR amplia as oportunidades, permitindo vendas em todo o estado e consolidando novos pontos de comercialização.
Organização e parcerias
A Feira Sabores do Paraná é promovido pela Seab e IDR-Paraná, em parceria com Fetaep, Sebrae/PR, Ceasa Paraná, Adapar e SMSAN, e conta com o apoio da Sanepar, Sistema Faep, Fecomércio e RICTV.
Comentários estão fechados.