
Francisco Beltrão segue se consolidando como um dos principais municípios do Paraná. De acordo com a nova estimativa populacional do IBGE, divulgada nesta quinta-feira (28), a cidade alcançou 102.312 habitantes, mantendo-se como a mais populosa do Sudoeste do Paraná. Em relação à estimativa anterior, foram cerca de mil novos moradores em um ano.
“Nosso município tem boa qualidade na educação, acesso a serviços de saúde, qualidade de vida e tem atraído novos empreendimentos. Todo esse cenário contribui para o crescimento populacional e impõe novos desafios para a gestão pública, porque cresce a demanda por serviços e precisamos acompanhar esse aumento com a mesma qualidade de sempre”, afirmou o prefeito Antônio Pedron.
O IBGE destaca que a estimativa se baseia em cruzamento de dados estatísticos e não representa uma contagem populacional
Cidade se destaca em ranking nacional
Além do avanço populacional, Francisco Beltrão também se destaca em competitividade. O município aparece em 42º lugar no Brasil e em 15º lugar no Sul no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a consultoria Tendências, a Gove e a Seall.
Entre os destaques, Beltrão figura em posições expressivas no cenário nacional:
- 12º lugar em funcionamento da máquina pública
- 30º lugar em qualidade da educação
- 22º lugar em fortalecimento das instituições
- 76º lugar em qualidade da saúde
- 86º lugar em sustentabilidade fiscal
“Esse é um indicador importante porque mede vários aspectos, principalmente da gestão pública e o quanto as políticas planejadas estão sendo executadas de maneira adequada e com eficiência, além de atrair novos investimentos. Competitividade também mede qualidade de vida, porque é a prestação de serviços com qualidade e eficiência”, destacou o prefeito Pedron.
Critérios avaliados
O ranking leva em consideração 100 indicadores distribuídos em eixos estratégicos como:
- infraestrutura
- sustentabilidade social e ambiental
- inovação e capital humano
- segurança pública
- educação
- eficiência da máquina pública
Com esses avanços, Francisco Beltrão reforça sua posição como referência regional em crescimento populacional, qualidade de vida e competitividade na gestão pública.
Comentários estão fechados.