Na manhã desta terça-feira 26 de setembro, Ademar Traiano, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deu posse à Frente Parlamentar Pró-Vida. O deputado estadual Fábio Oliveira (Pode) assumiu como coordenador e Marcio Pacheco (Rep) como vice-coordenador.
O principal encontro teve como foco a defesa da vida desde a concepção, posição compartilhada por 42 dos 54 deputados estaduais paranaenses. Contudo, estes legisladores também manifestaram oposição à ADPF 442, que discute a descriminalização do aborto até 12 semanas, atualmente em análise no Supremo Tribunal Federal (STF).
A Frente busca supervisionar políticas públicas que protejam a vida de gestantes e nascituros e promover a conscientização sobre a essencialidade desse direito. “Nossa luta pela vida transcende qualquer ideologia partidária. É um dever que temos para com as gerações presentes e futuras,” afirmou o coordenador Fábio Oliveira.
Marcio Pacheco expressou que a defesa da vida deveria ser inerente e não depender de decisões legislativas ou judiciais. Ele criticou o STF por supostamente se apropriar da competência legislativa durante o julgamento. “Estamos aqui para ser a voz da democracia e da ciência que prova a existência de vida desde a concepção, e também representar a maioria da população que, por crenças religiosas, acredita que a vida é um dom de Deus,” salientou Pacheco.
O presidente da ALEP, Ademar Traiano, e Dom José Peruzzo, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, também destacaram a importância de defender a vida. Dom Peruzzo, em sua fala, homenageou todos que se apresentaram em defesa do direito original à vida, salientando a essência fundamental do preceito.
Os membros da Frente Parlamentar Pró-Vida incluem, além dos coordenadores, deputadas e deputados de diversos partidos. A ata do encontro será enviada ao STF, Senado Federal e Câmara dos Deputados, com pedido de distribuição a todos os membros destas casas legislativas.
Participantes
- Compuseram a mesa o coordenador e vice-coordenador da Frente Parlamentar Pró-Vida, deputados Fábio Oliveira (POD) e Marcio Pacheco (REP); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD), a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, as deputadas Cantora Mara Lima (REP) e Márcia Huçulak (PSD); os deputados Evandro Araújo (PSD), Gilson de Souza (PL); o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Peruzzo; o secretário de estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o especialista em Bioética do Hospital Albert Einstein e docente da Faculdade Batista do Paraná (FABAPAR), professor Lourenço Stelio Rega; o médico ginecologista e obstetra, doutor Jacyr Leal; a publicitária e empresária, Renata Nizer; a pós-doutoranda em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), professora Ana Carolina Paes; a líder de mulheres da Igreja Presbiteriana de Curitiba, Renata Marcondes; a presidente da Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE), Edna Vasconcelos Zilli; os fundadores e diretores da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, Dom Reginei José Modolo (Dom Zico) e Padre Silvio rodrigues; o presidente da Convenção Batista Brasileira e pastor da Igreja Batista de Lindóia em Curitiba, pastor Hilquias Paim e o ex-deputado federal Deltan Dallagnol.
Comentários estão fechados.