Hidratação com água, café e chá pode aumentar a longevidade

Pesquisa publicada no British Journal of Nutrition e divulgada pela Agência Einstein mostra que manter a hidratação com água, café e chá está diretamente relacionado à maior longevidade, beneficiando especialmente a saúde cardiovascular. O estudo analisou dados de mais de 182 mil adultos do UK Biobank e concluiu que a combinação dessas três bebidas é mais efetiva para redução de risco de morte do que o consumo isolado de café ou chá.

Pesquisadores da China destacaram que o consumo equilibrado dessas bebidas pode reduzir o risco de mortalidade por todas as causas — especialmente as cardiovasculares. Os achados reforçam que tanto café quanto chá contribuem para a hidratação e para uma série de processos essenciais ao corpo.

Segundo o nutrólogo Celso Cukier, do Hospital Israelita Albert Einstein, a hidratação adequada é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e prevenir diversas doenças crônicas.

Benefícios da hidratação adequada

Ao longo do dia, é necessário repor líquidos perdidos por meio da diurese, sudorese e respiração. A água deve ser a principal fonte de hidratação, mas café e chá — especialmente sem adição de açúcar — também trazem benefícios, pois são ricos em antioxidantes e compostos protetores, como os polifenóis e a epigalocatequina galato (EGCG) do chá-verde. Além dos efeitos anti-inflamatórios e de proteção arterial, o consumo regular dessas bebidas colabora para o equilíbrio térmico, as funções renais, digestivas, cardiovasculares e pulmonares.

Estudos epidemiológicos apontam que uma boa hidratação está associada à menor incidência de doenças crônicas e maior longevidade. Para idosos, a atenção é ainda mais importante, já que o mecanismo da sede tende a ser menos eficiente com o passar dos anos, aumentando o risco de desidratação.

HTLV: entenda o vírus e o foco nas gestantes no Brasil

Café e chá na prevenção de doenças

O café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que auxiliam na proteção do endotélio vascular, reduzem estresse oxidativo e modulam os níveis de glicose no sangue — com vínculo à redução do risco de diabetes tipo 2. Já o chá preparado com Camellia sinensis (verde, preto e branco) concentra cafeína e compostos fenólicos que reforçam o efeito cardioprotetor e antioxidante.

Comprovadamente, o excesso de qualquer bebida pode trazer impactos negativos à saúde. Recomenda-se equilíbrio, hábitos saudáveis e acompanhamento profissional para grupos específicos, como portadores de insuficiência renal.

Recomendações de consumo

Especialistas recomendam hidratação ao longo do dia, sem esperar pela sede. O consumo ideal de líquidos varia conforme o perfil individual, mas normalmente indica-se de 30 a 35 ml por quilo de peso ao dia. Frutas também são fontes importantes de água, enquanto refrigerantes e bebidas açucaradas não trazem os mesmos benefícios.

Fonte: Agência Einstein