Lazer supera negócios no turismo de Curitiba pela 1ª vez

O turismo de Curitiba vive um momento histórico. Pela primeira vez, o lazer superou os negócios como principal motivação das viagens à capital paranaense, segundo a Pesquisa de Demanda Turística 2024, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Municipal de Turismo.

O levantamento aponta que 33,3% dos turistas visitaram a cidade para passear, descansar ou participar de atividades de lazer, enquanto 24% vieram a negócios — segmento que tradicionalmente liderava o fluxo de visitantes.

Em 2024, Curitiba recebeu 10 milhões de visitantes, sendo 8,2 milhões de turistas e 1,9 milhão de excursionistas (visitantes sem pernoite). O crescimento foi de quase 10% no número de turistas e de 40% nos excursionistas em relação a 2022, com impacto econômico estimado em R$ 13,8 bilhões.

Realizada com 2.513 entrevistas e margem de erro de 3%, a pesquisa é a mais abrangente já feita na cidade.

Perfil e origem dos visitantes

A maior parte dos turistas veio das regiões Sudeste (38,7%) e Sul (34,5%), com destaque para São Paulo (25%), Paraná (16,1%) e Santa Catarina (11,7%). Estrangeiros representaram 2,9% do total, vindos principalmente da Argentina, Portugal e Itália. Mulheres foram ligeiramente maioria (54%), e a faixa etária predominante ficou entre 25 e 44 anos. A permanência média foi de 3,9 noites, com hotéis sendo a principal forma de hospedagem (54,2%).

Motivações e comportamento

O lazer liderou as motivações (33,3%), seguido de negócios (24%) e visita a parentes e amigos (18,4%). O automóvel foi o meio de transporte mais usado para chegar à cidade (61,5%), e o aplicativo de transporte, o principal para deslocamentos internos. As redes sociais influenciaram a decisão de 34,4% dos visitantes.

O Jardim Botânico foi o atrativo mais visitado (58,5%), seguido pela Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski e pelo Parque Tanguá. Na gastronomia, a carne de onça e o barreado foram os pratos mais lembrados. A experiência na cidade foi bem avaliada, com nota média de 8,8 entre turistas e 8,6 entre excursionistas. Hospitalidade, áreas verdes e qualidade de vida receberam elogios, enquanto trânsito e preços tiveram notas mais baixas.

Turismo com reconhecimento internacional

Curitiba foi incluída pela Lonely Planet entre as dez melhores cidades do mundo para visitar em 2025, sendo a única brasileira no ranking. Além disso, seis atrativos receberam o selo Travellers’ Choice 2025 do TripAdvisor. Entre os principais atrativos do turismo de lazer estão o Jardim Botânico, que foi o destaque, premiado como um dos “Melhores dos Melhores”, figurando como o 4º melhor atrativo do Brasil e o 5º da América do Sul. Também foram reconhecidos os museus Oscar Niemeyer (MON), Paranaense (Mupa) e do Expedicionário, além dos parques Tanguá e Barigui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.