
A campanha Maio Amarelo chega à sua 10ª edição em 2025, celebrando também uma década da sanção da Lei Estadual 18.624/2015, que instituiu oficialmente o movimento no Paraná. A iniciativa, de autoria da Assembleia Legislativa do Paraná, foi criada para fomentar ações de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito, e se consolidou como ferramenta estratégica na tentativa de reverter o cenário crítico de colisões e mortes nas rodovias do estado.
Apesar dos avanços promovidos ao longo dos anos, dados recentes do poder público mostram alta nos índices de acidentes e indicam o fim da tendência de queda registrada na década anterior.
Campanha 2025: “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”
Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, definido pela Resolução nº 1014/2024 do Contran, a campanha deste ano busca estimular a desaceleração no trânsito e na vida cotidiana. As ações de conscientização ocorrerão durante todo o mês de maio em diferentes locais do Paraná — de escolas a festas comunitárias, passando por terminais de transporte coletivo e vias públicas.
As atividades incluem blitze educativas, contação de histórias, simuladores, painéis, materiais gráficos, busdoors e peças publicitárias. A abertura oficial será marcada por uma sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa, no dia 6 de maio, às 18h30, proposta pelo deputado Hussein Bakri (PSD), autor da lei que criou o Maio Amarelo no estado. Durante o evento, também serão homenageados profissionais do trânsito que atuam na preservação de vidas.
Alta de acidentes e mortes nas rodovias
Mesmo com campanhas recorrentes, as estatísticas de trânsito continuam alarmantes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as rodovias federais do Paraná registraram em 2024 o maior número de mortes desde 2017. Foram 605 óbitos, alta de 8,2% em relação ao ano anterior. A colisão frontal foi a principal causa, com 181 casos.
Os acidentes também aumentaram, saltando de 6.827 em 2023 para 7.302 em 2024. Já nas rodovias estaduais, 368 mil infrações por excesso de velocidade foram registradas, um crescimento de 14% em relação a 2021, conforme dados do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv). As prisões por embriaguez ao volante subiram 60%, totalizando 396 em 2024, contra 248 em 2021. Houve também mais de 24 mil infrações por falta de cinto de segurança.
Vulnerabilidade de pedestres e ciclistas
De acordo com a PRF, os atropelamentos foram a segunda principal causa de mortes nas BRs do estado em 2024. Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) apontam, entre 2010 e 2023, 18.521 acidentes com pedestres e 9.351 com ciclistas. Na capital, os acidentes com bicicletas cresceram 15% entre 2020 e 2024.
O deputado Goura (PDT), defensor da mobilidade ativa, defende que campanhas devem responsabilizar quem dirige e não quem caminha ou pedala. “É preciso educar condutores para respeitarem ciclistas e pedestres. Ainda faltam infraestrutura urbana adequada e campanhas que não culpem as vítimas”, afirmou. Ele lembrou que Curitiba previa 400 km de ciclovias até 2025, mas atingiu apenas 310 km.
O parlamentar destacou ainda as leis aprovadas pela Assembleia Legislativa, como a Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao Uso da Bicicleta (2020) e a Campanha Morte Zero no Trânsito (2023).
Moto Vida e novas modalidades
O Maio Amarelo passou por aperfeiçoamentos ao longo dos anos. Em 2023, o deputado Batatinha (MDB) incluiu na legislação a semana Moto Vida, voltada a motociclistas, o grupo mais exposto a riscos. Segundo o Detran-PR, as motocicletas lideraram internações e óbitos por acidentes entre 2010 e 2023. Em 2023, o número de hospitalizações foi o maior da série histórica: 5.927 casos.
Em 2024, projeto da deputada Marli Paulino (SD) expandiu o alcance do Maio Amarelo, incluindo também ciclomotores, bicicletas elétricas, skates, patins, patinetes e outros equipamentos de mobilidade individual.
Educação desde a infância
Hussein Bakri defende o impacto da educação no trânsito desde os primeiros anos. “As campanhas nas escolas são fundamentais. As crianças aprendem de forma lúdica, replicam o comportamento em casa e cobram atitudes corretas dos pais”, explicou. “Se ao menos uma vida for salva pelo Maio Amarelo, já terá valido a pena.”
Mobilize-se
O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), responsável pela coordenação nacional do movimento, destaca que o tema deste ano serve como convite à reflexão sobre o ritmo acelerado da sociedade, que é levado também ao trânsito. A principal peça da campanha 2025 é um filme oficial, disponível para download neste link.
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