Colômbia tem madrugada marcada por protestos, e manifestantes falam em ‘massacre’

A dura resposta do governo colombiano aos protestos contra um projeto de reforma tributária ficou entre os assuntos mais comentados das redes sociais na madrugada desta terça-feira, 4. Os termos “Colômbia” e “#SOSColombia” chegaram aos trending topics do Twitter, conforme usuários compartilhavam cenas de violência policial nas ruas de Bogotá, capital do país.

-- 2 Notícia --

Um dos vídeos, compartilhado pelo jornalista americano Dan Cohen, mostra um policial executando um civil que caminhava pela calçada. Outros usuários denunciaram brutalidade policial contra manifestantes, e acusaram o governo de estar promovendo um “massacre” no país.

-- 3 Notícia --

O presidente da Colômbia, Iván Duque, defende que a reforma tributária é necessária para “dar estabilidade fiscal ao país, proteger os programas sociais dos mais vulneráveis e gerar condições de crescimento depois dos efeitos provocados pela pandemia de covid-19”.

-- 4 Notícia --

A apresentação da proposta ao Congresso, porém, desencadeou uma série de protestos violentos a partir da última quarta-feira, dia 28 de abril. Entre os pontos controversos do projeto estão o aumento do imposto sobre serviços e mercadorias e a ampliação da base de contribuintes com o Imposto de Renda. Críticos ao governo consideram que Duque estaria sacrificando a classe média em plena pandemia.

Pressionado, o presidente reformulou o projeto e pediu ao Parlamento, na segunda-feira, 3, que retirasse da reforma os pontos que mais desagradam à população. O anúncio não foi suficiente para acalmar os manifestantes, que continuaram nas ruas.

Também na segunda-feira, o ministro da Fazenda colombiano, Alberto Carrasquilla, renunciou ao cargo alegando que “sua continuidade no governo dificultaria a construção dos consensos necessários para levar a reforma adiante”. Os protestos já deixaram no mínimo 20 mortos e centenas de feridos.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.