
A construção da Ponte de Guaratuba, uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Paraná, alcançou 50% de execução. O marco foi celebrado nesta quinta-feira (1), durante visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao canteiro de obras. A estrutura, aguardada há décadas por moradores e turistas do Litoral do Paraná, está sendo viabilizada com investimento de R$ 386,9 milhões do Governo do Estado.
Durante a visita, a obra recebeu uma bênção do padre Reginaldo Manzotti, simbolizando a importância da construção para a população local. A previsão é que a ponte seja concluída em abril de 2026.
“Chegamos à metade da obra, um marco para o Estado. Depois de 40 anos de espera, agora o povo paranaense tem a confiança de que a entrega ocorrerá no início de 2026”, declarou o governador Ratinho Junior, ao reforçar o empenho da gestão na realização de obras estruturantes.
A nova ponte ligará os municípios de Guaratuba e Matinhos, substituindo definitivamente o ferry-boat, cuja última temporada de operação será neste verão. A estrutura contará com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, calçadas com ciclovia, guarda-corpo e barreiras rígidas de concreto, garantindo fluidez e segurança viária.
“Estamos dentro do cronograma. Isso é resultado de um projeto sólido e do trabalho diário de cerca de 700 trabalhadores empenhados em entregar esse sonho aos paranaenses”, destacou Ratinho Junior.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também reforçou o impacto positivo da obra: “A partir de abril, a travessia entre Guaratuba e Matinhos será feita em poucos minutos por uma ponte moderna, segura e definitiva”.
Detalhes técnicos e avanço da construção
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão. Até o momento, mais de 2 mil toneladas de aço e 14 mil metros cúbicos de concreto já foram utilizados. A construção envolve aproximadamente 600 trabalhadores ativos, operando em diferentes frentes de trabalho.
No trecho estaiado, considerado o mais complexo da obra, já estão finalizadas as fundações e pilares das torres principais que sustentarão os cabos de aço. As equipes agora atuam na aduela de partida, estrutura fundamental para o início da montagem do tabuleiro.
De um total de 64 estacas previstas, 47 já foram concluídas (73% de avanço), sendo 16 no trecho estaiado e 31 no trecho pré-moldado. Na mesoestrutura, 10 das 22 travessas já estão finalizadas. Na superestrutura, foram fabricadas 81 vigas longarinas, com 62 já instaladas. O tabuleiro da ponte já tem seis lajes concretadas, o que representa 30% do total previsto no trecho pré-moldado.
Os acessos à ponte também estão em andamento. Em Guaratuba, estão sendo aplicadas técnicas como solo grampeado, estacas-raiz e tirantes para a contenção do terreno. Em Matinhos, o desvio provisório que dará acesso à localidade de Cabaraquara foi finalizado, junto com as obras de terraplenagem e drenagem.
Impacto regional e geração de desenvolvimento
A obra está transformando o cenário do litoral paranaense. Segundo o prefeito de Guaratuba, Maurício Lense, os efeitos já são visíveis: “Com 50% da obra pronta, já sentimos o impacto positivo na cidade. O desenvolvimento será ainda maior com a conclusão”.
Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, a construção da ponte representa uma conquista histórica: “Muitas batalhas foram vencidas para que esta ponte saísse do papel. Agora, o povo do Litoral terá sua vida transformada”.
Além de reduzir drasticamente o tempo de deslocamento entre os dois municípios, a nova ponte vai impulsionar o turismo, valorizar imóveis e gerar empregos, consolidando o Litoral como uma das regiões mais promissoras do estado.
A execução da obra pode ser acompanhada em tempo real por meio das câmeras de monitoramento disponíveis no site oficial: www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Durante a vistoria, o governador Ratinho Junior foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Guaratuba, concedido pela Câmara Municipal. Também foi homenageado Orres Vicente da Silva, funcionário da obra, representando todos os trabalhadores pelo Dia do Trabalho.
A construção é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e integra um conjunto de obras que têm transformado a infraestrutura paranaense em referência nacional.
Comentários estão fechados.