Obras do Moegão em Paranaguá chegam a 52,5% de execução

As obras do Moegão, maior empreendimento portuário público em execução no Brasil, alcançaram 52,5% de avanço físico, conforme divulgado nesta segunda-feira (16) pela Portos do Paraná. O complexo logístico está sendo construído no Porto de Paranaguá e será responsável por interligar 11 terminais por meio de galerias aéreas, além de reduzir significativamente os cruzamentos ferroviários na área urbana da cidade — passando dos atuais 16 para apenas cinco.

Segundo o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o novo sistema trará ganhos expressivos em eficiência e produtividade na recepção de cargas por ferrovia. “Estamos investindo em um projeto revolucionário no transporte de grãos, que aumentará em 60% a capacidade ferroviária dos portos paranaenses”, destacou.

O investimento total na obra é de R$ 653 milhões, sendo R$ 592 milhões destinados à construção das moegas ferroviárias e sistemas transportadores, e R$ 61 milhões voltados à infraestrutura de acesso rodoferroviário. Os recursos são provenientes do Governo do Estado do Paraná, por meio da Portos do Paraná, com financiamento próprio e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Após a conclusão, o Cais Leste terá capacidade para movimentar até 24 milhões de toneladas por ano.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou a importância do projeto para o desenvolvimento regional: “As obras do Moegão avançam em ritmo acelerado e vão beneficiar toda a cadeia logística do Paraná, fortalecendo a economia do Estado”.

O complexo contará com moegas ferroviárias subterrâneas, elevadores de canecas (transporte vertical), correias transportadoras (sistema horizontal), torres de transferência, torres de alimentação, balanças integradoras e ferroviárias, prédio administrativo, prédio de manutenção e demais utilidades operacionais.

A fase atual da obra compreende a instalação das estruturas metálicas que integrarão o sistema de transporte, especialmente as galerias aéreas. Cada galeria é composta por módulos que abrigam três correias transportadoras, com capacidade individual de até 2.000 toneladas por hora de grãos vegetais.

“Estamos avançando com a montagem das galerias metálicas e dos equipamentos internos. A etapa mais crítica da construção já está em andamento com excelente desempenho”, afirmou Marcos Aurélio Magno Bonzato, supervisor de planejamento da obra.

Moegão vai triplicar capacidade de descarregamento ferroviário

Com o novo sistema, o processo de descarregamento de grãos será centralizado em uma única estrutura. Atualmente, cada terminal opera de forma isolada, limitando a descarga a cerca de 550 vagões por dia. Com o Moegão, esse número pode chegar a 900 vagões diários.

O novo complexo será formado por três linhas férreas independentes, com capacidade para receber até 180 vagões simultaneamente. A centralização do descarregamento eliminará a necessidade de manobras nos terminais, reduzindo significativamente o tempo de operação e as interferências no tráfego urbano de Paranaguá.

O funcionamento será automatizado: os vagões posicionam-se sobre as moegas subterrâneas, onde a carga desce por gravidade até os funis. Em seguida, os produtos seguem por correias transportadoras até os elevadores de canecas, que os conduzem às galerias aéreas. Estas, por sua vez, direcionam os grãos ou farelos aos terminais portuários, onde ficam armazenados até o embarque nos navios.

“Serão 1,7 quilômetros de galerias transportadoras conectando diretamente os terminais à faixa portuária”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.

A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2025, com início das operações previsto para 2026.

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