Os dois primeiros lotes de concessões rodoviárias do Paraná prometem revolucionar os desafios logísticos do Estado, com investimentos estimados em R$ 18,7 bilhões abrangendo mais de mil quilômetros de vias estaduais e federais. Após o leilão do Lote 2, realizado na B3, o governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou a grandiosidade do projeto. “Este é, provavelmente, o maior volume de investimentos da América Latina,” afirmou.
Tais investimentos buscam atender a crescente demanda da indústria paranaense, bem como a produção agrícola não só do Paraná. Mas também do Centro-Oeste e de partes de Santa Catarina que utilizam o Porto de Paranaguá.
O Lote 2, adquirido pelo grupo EPR, tem previstos R$ 10,8 bilhões para 605 quilômetros de estradas sob gestão privada. Este pacote inclui a duplicação de 350 quilômetros de rodovias e a adição de 138 quilômetros de faixas extras. Em contrapartida, o Lote 1 concentrará R$ 7,9 bilhões em obras entre Curitiba e outras regiões.
A concessão cobre desde Curitiba até o Norte Pioneiro, passando pela descida da Serra do Mar via BR-277. “Haverá um incremento significativo na capacidade de carga dessas rodovias, complementando outros investimentos no estado”, destacou Ratinho Junior.
Renan Filho, Ministro dos Transportes, sublinhou a capacidade desses investimentos em elevarem o Paraná a um novo status de atração de investimentos. “Os investimentos garantirão que o Paraná se posicione como um dos estados mais preparados para atrair capital no Brasil.”
O ministro ainda ressaltou benefícios diretos para os cidadãos paranaenses, que pagarão menos para utilizar as rodovias e, ao contrário do passado, realmente verão os investimentos em prática. A divisão dos lotes entre duas companhias distintas também foi vista como uma maneira de diluir riscos e evitar a concentração de mercado.
A principal beneficiária de tais avanços será a segurança dos usuários. Ratinho Junior enfatizou que a qualidade das rodovias e a segurança, sobretudo para os caminhoneiros, são prioridades. Ele ainda celebrou o desconto na tarifa, que chegou a uma média de 56%. Em Jacarezinho, onde o pedágio era o mais caro do Brasil, o desconto foi de impressionantes 68%.
O projeto, resultado de uma colaboração entre os governos estadual e federal, promete marcar uma nova era no setor de transporte rodoviário do Paraná, evidenciando o compromisso do Estado em garantir infraestrutura de qualidade para seus cidadãos e investidores.
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