Grupo EPR vence leilão do Lote 2: tarifa do pedágio reduz 56%

Em uma disputa realizada nesta sexta-feira 29 de setembro, na sede da B3 em São Paulo. O Grupo EPR emergiu como vencedor do leilão do Lote 2 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná. Com um desconto marginal de 0,08% sobre o valor de referência de R$ 0,11922, a tarifa por quilômetro rodado agora será 56% mais acessível. Se comparado com o antigo modelo Anel de Integração, que tinha uma tarifa de R$ 0,2543.

Um dos maiores destaques dessa concessão é a praça de Jacarezinho, onde a tarifa será reduzida em impressionantes 68%. Saindo de R$ 32,30 para apenas R$ 10,39.

A cerimônia de leilão contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do ministro dos Transportes, Renan Filho. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) foi responsável pela definição das regras e homologará o resultado no dia 10 de novembro. A expectativa é que a assinatura do contrato ocorra até 26 de janeiro de 2024.

Ratinho Junior reforçou o comprometimento do governo com a população do Paraná, prometendo “preços justos e muitos investimentos“. Ele destacou um aporte estimado de mais de R$ 10 bilhões nos próximos anos.

O Lote 2, abrangendo uma extensão de 605 quilômetros, será palco de investimentos significativos de R$ 10,8 bilhões. Estas verbas serão alocadas em duplicações, construção de vias marginais, ciclovias, viadutos e mais. A expectativa é que este investimento melhore significativamente a qualidade das estradas e amplie a segurança dos viajantes.

Estas rodovias atendem diversas regiões e municípios do Paraná, impactando diretamente cerca de 3 milhões de paranaenses. A ANTT prevê a geração de 110 mil empregos diretos através desta concessão.

Os primeiros anos do contrato de 30 anos de vigência focarão nas principais intervenções. Incluindo a expansão de faixas adicionais em trechos já duplicados, como a BR-277 entre Curitiba e Paranaguá. Este impulso promete beneficiar tanto o escoamento da produção agrícola quanto o fluxo de turistas.

O novo modelo de concessão, fruto de extensos estudos e consultas públicas, prioriza tarifas justas, garantia de obras e concorrência saudável. Adicionalmente, foi introduzido um sistema de Desconto de Usuários Frequente (DUF), beneficiando motoristas habituais.

Quanto ao Lote 1, leiloado em agosto, o Grupo Pátria foi o vencedor. Os lotes 3 a 6 ainda estão sob análise, com expectativa de liberação para leilão em 2024. Estes leilões são parte do plano que visa conceder 3,3 mil quilômetros de estradas ao setor privado. Buscando investimentos que superem os R$ 50 bilhões ao longo de três décadas.

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