20% da frota de veículos tributados no Paraná têm até 5 anos

A Receita Estadual do Paraná divulgou um levantamento que oferece uma perspectiva detalhada sobre a frota de veículos tributados no estado. De acordo com o estudo, 20% dos veículos que pagam o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) têm no máximo cinco anos de idade. Isso equivale a 932.906 unidades de uma frota total tributada de 4,69 milhões de veículos.

A maioria dos veículos tributados (33,9% ou 1.592.735 veículos) pertence à faixa etária de 10 a 15 anos. Outra parcela significativa (22,5% ou 1.058.402 veículos) foi fabricada entre 2014 e 2018. Veículos mais antigos, produzidos entre 2004 e 2008, representam 23,7% da frota tributada.

Veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do IPVA, com exceção das motocicletas de até 125 cilindradas, cujo limite de isenção é de 10 anos. Além disso, categorias como ônibus de transporte público urbano, veículos de transporte escolar, e veículos de pessoas com deficiência também estão isentos.

Os proprietários de veículos no Paraná já podem efetuar o pagamento do IPVA 2024, com descontos de 6% para pagamento à vista e a opção de parcelamento em até cinco vezes sem desconto. O prazo para o pagamento varia conforme o final da placa do veículo.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve uma redução média de 1,67% no valor da frota de veículos este ano, impactando diretamente no valor do IPVA. Cerca de 60% da frota está pagando um valor menor de IPVA comparado ao ano anterior, enquanto 14% da frota observou uma redução superior a 10%.

As guias de pagamento do IPVA não são enviadas pelos correios, devendo ser emitidas pelos canais oficiais do estado. O pagamento pode ser feito por pix, através de QR Code, ou com cartão de crédito, permitindo parcelamento em até 12 vezes.

A Secretaria da Fazenda alerta para o risco de sites falsos relacionados ao IPVA, recomendando que as guias de pagamento sejam sempre geradas pelos canais oficiais do governo do Paraná ou pelo aplicativo da Receita Estadual.

Confira gráfico da composição da frota do Paraná:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.