Estado e BRDE firmam parceria com Prefeitura de Pato Branco para investimentos em inovação

Com objetivo de fomentar ações conjuntas em inovação, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital e a Prefeitura de Pato Branco assinaram na manhã desta quinta-feira (20) um protocolo de intenções e termo de cooperação técnica para fomentar novas pesquisas e o ecossistema local de empresas de base tecnológica.

O Estado e a instituição financeira vão incentivar rodadas com orientação técnica no Parque Tecnológico de Pato Branco, que tem estrutura voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas, além de garantir acesso a financiamentos customizados e programas de caráter de inovação para empresas da cidade.

O diretor administrativo do banco, Luiz Carlos Borges da Silveira, afirmou que esse acordo demonstra que o Governo está transformando o Paraná num dos estados mais inovadores do Brasil. “A cidade de Pato Branco é um polo de referência nessa área, e BRDE vai apoiá-la a consolidar a sua força pela inovação”, afirmou. 

O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, disse que Pato Branco representa um importante polo na região Sudoeste. “Pato Branco é uma referência para outros municípios e com esse aporte financeiro com certeza vai dar um passo maior para novos investimentos e desenvolvimento das próprias indústrias de tecnologia. Via Secretaria, também vamos criar na cidade um Núcleo Regional de Inovação, com espaço de coworking gratuito para população, além da instalação de pontos de wi-fi público”, completou. 

“O objetivo é realizar ações conjuntas no Paraná, visando o apoio a programas, projetos e ações de comum interesse, com ênfase nos processos de inovação, capacitação e adoção de novas tecnologias”, acrescentou o diretor paranaense do banco, Wilson Bley Lipski.   

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, disse que esse apoio coloca o município como uma das “capitais tecnológicas do Paraná”. “A credibilidade do BRDE em apoiar nosso projeto ajuda a fomentar o trabalho das startups locais”, completou. 

OUTRAS PARCERIAS – O BRDE já assinou acordos similares com o Iguassu Valley, no Espaço Digital Show Rural, em fevereiro desse ano, dentro do Programa Oeste em Desenvolvimento, com foco em inovação no agronegócio; com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), com a finalidade de abrir novos investimentos em projetos ligados à inovação; com o Cilla Tech Park, em Guarapuava, para fomentar a relação entre empresas e universidades; e com o Biopark, parque tecnológico de Toledo, para incentivar negócios e tecnologias inovadoras. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.