PCPR emite mais de 130 Mil Carteiras de Identidade Nacional

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alcançou um marco importante na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), com 130.125 documentos processados desde o início da emissão-piloto em setembro de 2022 até a primeira quinzena de janeiro de 2024. O Paraná iniciou a emissão geral deste documento unificado em todos os postos de atendimento do Estado a partir de 4 de dezembro de 2023, cumprindo a data-limite nacional estabelecida para 11 de janeiro.

Unificação da Identificação

O novo modelo de identidade adota um padrão único nacional, com a intenção de eliminar a multiplicidade de registros por um único indivíduo em diferentes estados. O documento integra o número do CPF como identificação primária, aumentando a segurança e diminuindo as chances de fraudes.

Declarações do Delegado Michelotto

Segundo o delegado Marcus Michelotto, chefe do Instituto de Identificação da PCPR, o Paraná foi um dos pioneiros na emissão da CIN. “O estado se tornou referência para outros entes federativos, graças à eficiência e ao esforço conjunto dos nossos policiais e da equipe de tecnologia do Estado, vinculada à Celepar”, afirmou.

Processo de Solicitação Online

As solicitações da nova carteira de identidade são feitas exclusivamente pelo site da PCPR. O sistema da CIN Fácil, um método totalmente online, permite aos cidadãos atualizarem informações como foto, assinatura e dados biográficos. A versão impressa da CIN tem validade de 10 anos, e há também uma versão digital acessível através do aplicativo gov.br.

Validade dos Documentos

Enquanto o antigo Registro Geral (RG) permanece válido até 2032, a nova CIN já emitida tem uma validade estipulada de 10 anos.

Emissão de Documentos em 2023

No decorrer de 2023, foram emitidas 984.349 carteiras de identidade, um aumento de 19,28% em relação ao ano anterior, que viu 825.228 documentos confeccionados. “Superamos a média anual, mesmo considerando os anos afetados pela pandemia, com quase um milhão de identidades expedidas em 2023”, destaca Michelotto.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.